Política
Pesquisa IPR/Região News dá a Daltro Fiuza 42% de bom e ótimo
O resultado da pesquisa em que se aferiu uma popularidade mediana do prefeito, é reflexo provavelmente de sua estratégia discreta de marketing
Marcos Tomé/Flávio Paes
27 de Dezembro de 2011 - 10:47
O prefeito Daltro Fiúza entra no seu oitavo ano de administração com 42% de aprovação, soma das avaliações ótima (9%) e boa (33%). É o que mostra a pesquisa do Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) contratada pelo Região News. Entre os dias 16 e 18 deste mês foram entrevistados 400 eleitores nas zonas urbana e rural.
A amostragem mostrou ainda que 24% da população considera o trabalho desenvolvido como regular, 18% o reprova, sendo 8% o qualifica como ruim e 10% como péssimo. Um contingente expressivo de 16%, preferiu se abster de avaliar (não souberam ou não quiseram responder).
O resultado da pesquisa em que se aferiu uma popularidade mediana do prefeito, é reflexo provavelmente dá estratégia discreta de marketing adotada por Daltro que ao contrário do seu antecessor, não gosta da excessiva exposição na mídia. De qualquer forma, como ao longo de 2012 devem ser entregues mais de R$ 6 milhões em obras (infraestrutura, habitação, construção de escolas, unidades básicas de saúde, ceinfs) a tendência é o nível de aprovação do prefeito crescer, o que ampliará sua influência no processo eleitoral do ano que vem.
Na zona urbana a administração Daltro atingiu 53% de aprovação, com 14% de conceito ótimo enquanto 30% dos entrevistados a consideram boa, 24% como regular e a desaprovação se resume a 13% (6%, atribuem o conceito ruim e 7%, péssimo), enquanto 11% se abstiveram se manifestar.
Curiosamente na zona rural é onde Daltro tem menores níveis de popularidade, embora sua administração desenvolva um trabalho forte de apoio aos assentados e à população indígena, o município subsidia patrulhas mecanizadas (oferecendo equipamento, pagando óleo diesel e o tratorista), criou até uma Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário.
Nos assentamentos localizados na saída para Campo Grande o prefeito alcançou 36% de aprovação (8% de avaliação ótima e 28%%, boa); 18% acham seu trabalho péssimo (12%) ou ruim (6%), 26% classificam como regular e 20% não se pronunciaram. Nesta região foram ouvidos moradores do complexo Eldorado (Parte I e II, sede, Faf, Bafo da Onça, Alambari CUT, Alambari FAF, Alambari Fetagri, João Batista, Ernesto Che Guevara) e do Jibóia.
Na região do Quebra Coco e de assentamentos na saída para Maracaju (Capão Bonito, I e II, São Pedro e Geraldo Garcia), tem 28% de aprovação (1% de conceito ótimo e 27% bom), 21% de regular; 28% de desaprovação (ruim e péssimo), enquanto 23% não se manifestaram.