Política
Sem acordo, votação do Orçamento fica para o último dia
Campo Grande News
21 de Dezembro de 2011 - 20:00
O governo não conseguiu acordo para votar o Orçamento da União para 2012 nesta quarta-feira. A CMO (Comissão Mista de Orçamento) fará amanhã a uma última tentativa de votar o relatório final do projeto orçamentário de 2012.
O impasse na votação é o reajuste para aposentados e pensionistas do INSS, informou o site Folha.com. Já de acordo com a Agência Senado, a falta de acordo político entre as lideranças partidárias também foi sobre temas como o aumento de recursos para compensar os estados pelas perdas da Lei Kandir.
A reunião da CMO chegou a ser adiada quatro vezes para que os parlamentares tentassem chegar a um consenso, o que não aconteceu.
Integrantes da comissão também vêm sendo pressionados para garantir aumento salarial a servidores do Judiciário e do Ministério Público da União, que voltaram a lotar a comissão para cobrar a concessão do reajuste.
Conforme a Folha.com, uma tese dá conta de que não há interesse do Executivo em aprovar o texto neste ano. Sem a aprovação, o governo, afirma a reportagem, ganharia tempo e escaparia das pressões para aumentar gastos em meio a crise financeira internacional.
Se o Orçamento não for votado neste ano, a presidente Dilma Rousseff começa 2012 podendo gastar menos que um décimo das receitas previstas para o ano que vem. Só que os congressistas têm pressa na votação, já que três meses antes da eleição não é mais permitido liberar dinheiro para novas obras.