Sidrolândia
Acampado por 7 anos, jovem se torna referência na produção de hortaliças no Eldorado
Há dois anos Rafael convenceu o pai a trocar o gado de corte pela horta e hoje a produção de hortaliças se tornou a maior fonte de renda da família.
Marcos Tomé/Região News
30 de Maio de 2022 - 09:37
Na contramão da maioria dos vizinhos do Assentamento Eldorado Parte, que optaram por parcerias para a produção de soja e milho ou dos colegas de infância, que preferiram migrar para os centros urbanos Rafael Pereira, aos 24 anos, está se revelando um empreendedor.
Há dois anos ele convenceu o pai a trocar o gado de corte pela horta e hoje a produção de hortaliças se tornou a maior fonte de renda da família. O negócio deu tão certo que a horta de 2 hectares vai dobrar de tamanho, boa parte irrigada. Lá são colhidas 250 caixas por semana, levadas para comercialização na Ceasa ou vendidas a feirantes da cidade.
A produção inclui alface, legumes, cheiro verde, pimentão. Rafael conta com dois ou até três ajudantes para manter a rotina diária de 9 horas de trabalho que começa ainda de madrugada quando passa o caminhão da Prefeitura para levar à produção à Ceasa.
O jovem passou boa parte da infância morando num acampamento com os pais que lutavam pelo acesso à um lote da reforma agrária para produzir.
Ele conta que ficou acampado dos 2 aos 9 anos de idade, quando as famílias beneficiadas com glebas do Eldorado foram autorizadas a entrar nos lotes. Estudou até o Ensino Médio, mas tem recorrido à internet para tomar conhecimento sobre as melhores técnicas de plantio de hortaliças.. Rafael contou com apoio da Prefeitura ,através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente ,que ajudou na preparação do solo e banca o escoamento da produção até à Ceasa.