Sidrolândia
Após investimento de R$ 14 milhões, granja começa produzir 60 mil ovos férteis por dia em Sidrolândia
É a segunda granja de galinhas poedeiras que integram a cadeia produtiva da avicultura no município.
Redação/Região News
12 de Junho de 2022 - 22:07
Há um mês, uma pequena propriedade de 10 hectares, localizada na região do Bolicho Seco, a Recanto AL, tornou-se uma moderna granja dedicada a produção de ovos férteis, de onde saem pintinhos que quando atingem 21 dias de vida são levados para engorda nos 420 aviários integrados antes de serem abatidos no Frigorífico da JBS. Na unidade trabalham 5 famílias, gerando 10 diretos.
Segundo o proprietário do negócio, Alexandre Scariot, foram investidos R$ 14 milhões na montagem da estrutura que é toda automatizada. São 5 galpões, cada um com 2.352 metros quadrados de área construída (168 x 14), com capacidade para alojar 60 mil galinhas e 10 mil galos.
É a segunda granja de galinhas poedeiras que integram a cadeia produtiva da avicultura no município que mantém o abate diário de 210 mil frangos na JBS, onde trabalham mais de 2.100 trabalhadores.
O que são ovos galeão
O que se produz na Granja Recanto AL, são produzidos ovos diferentes daqueles que encontramos na feira ou no mercado. Eles são fertilizados, conhecidos também como ovos galados. O cuidado com a higiene é rigoroso. Caminhões e outros veículos só entram na propriedade se passarem por desinfecção.
Os visitantes também precisam tomar banho. O uso de roupas e botas fornecidas pela empresa é obrigatório. As galinhas chegam com 22 semanas e começam a produzir 15 dias depois. A média é de um ovo por fêmea. Mas elas só são consideradas férteis graças ao trabalho dos galos.
A proporção é de 10 galinhas para cada macho. Os ovos permanecem armazenados a uma temperatura de 20 graus por no máximo cinco dias. O nascimento dos pintinhos ocorre 21 dias depois. Eles são entregues para criadores parceiros e são levados para abate quando atingirem 2,8 kg.