Sidrolândia
Clima seco e umidade abaixo de 20% prejudicam a saúde e contribuem com as queimadas
O Inmet, publicou três alertas de baixa umidade do ar para o Estado. Um deles indica índice abaixo de 12%. Esta situação afeta a saúde da população.
Redação/Região News
09 de Setembro de 2022 - 13:13
A umidade do ar em Sidrolândia tem variado entre 20% a 70% durante as tardes e deve continuar pelo final de semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicou três alertas de baixa umidade do ar para o Estado. Um deles indica índice abaixo de 12%. Esta situação afeta a saúde da população. Além disso, o clima favorece o aumento das queimadas.
O instituto emitiu alertas de “perigo” e “perigo potencial” de baixa umidade para o Estado nesta sexta-feira (09). No total, 24 receberam alerta de "perigo". Sidrolândia, tem o alerta de “perigo potencial”. O alerta amarelo “perigo potencial” indica umidade relativa do ar entre 30% e 20%. Já o vermelho, ou “perigo”, aponta índices entre 20% e 12% e soma 24 cidades no Estado, que receberam os dois alertas.
O alerta vermelho é válido para os municípios de Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Selvíria, Sonora e Três lagoas.
Um segundo alerta aponta para umidade entre 12% e 20% em Aquidauana, Bandeirantes, Corguinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. Sidrolândia tem máxima de 38ºC nesta sexta-feira. Não há previsão de chuvas para o final de semana. A máxima no domingo (11), pode chegar a 39ºC. A umidade varia entre 20% e 70%.
A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar os riscos de incêndios florestais. A principal recomendação para os dias secos é tomar bastante água, o que pode ajudar a aliviar a irritação na garganta. Lavar as narinas com soro fisiológico também ajuda a diminuir o desconforto no nariz. Confira:
• Beba bastante líquido
• Atividades físicas não são recomendadas
• Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
• Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).