Sidrolândia
Empreiteira começa pavimento rígido no pátio do Terminal Rodoviário que será liberado em 30 dias
A previsão é que em 30 dias, com a aplicação de capa asfáltica com CBUQ nos mil metros de pátio, os ônibus voltem a estacionar nas plataformas.
Flávio Paes/Região News
12 de Abril de 2021 - 14:01
A empreiteira responsável pela reforma da estação rodoviária de Sidrolândia iniciou nesta segunda-feira a aplicação do pavimento rígido nas baias de embarque e desembarque. A previsão é que em 30 dias, com a aplicação de capa asfáltica com CBUQ nos mil metros de pátio por onde os ônibus circulam, os veículos voltem a estacionar nas plataformas. São necessários pelo menos 27 dias para a cura do concreto. Receberão pavimento rígido 420 metros quadrados da área das baias.
O projeto original da reforma previa o recapeamento com asfalto usinado a quente da pista das baias. Os engenheiros da Prefeitura avaliaram que o pavimento de CBUQ não resistiria muito tempo ao peso dos ônibus que ficam parados enquanto ocorre o desembarque e embarque de passageiros.
Para não atrasar ainda mais a obra, que começou em outubro do ano passado e ficou quase 90 dias parada até o reajuste das planilhas e aditivos, a Prefeitura fez a terraplenagem e a remoção dos entulhos de um muro que precisou ser demolido.
Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura, Carlos Alessandro Silva, não há nada de irregular no trabalho executado.
"Houve um erro de concepção do projeto que previu a aplicação do CBUQ no pátio de estacionamento e nas baias de embarque e desembarque. Este pavimento não é apropriado para terminais de ônibus, não aguentaria nem 5 anos a passagem de veículos pesados. Será o pavimento rígido, com 8 centímetros de espessura, enquanto o piso com asfalto usinado a quente, teria 5 centímetros de espessura. Foi preciso retirar o pavimento antigo e 5 centímetros da base, trabalho feito pela Secretaria. Para incluir este serviço adicional no contrato da empresa, seria preciso fazer a reprogramação do projeto original, que precisa do aval da Caixa Econômica Federal, agente financiador da obra. Este processo demora pelos 30 dias”, informa o representante do Departamento de Planejamento.
Retomada
A reforma da estação rodoviária foi retomada no final de fevereiro após um mês de paralisação. A obra iniciada em outubro do ano passado, pouco avançou. A Prefeitura pagou as primeiras medições do serviço executado, no valor de aproximadamente R$ 113 mil. Em dezembro, último mês da gestão passada foi aprovado um reajuste de quase 40% no custo final da obra.
O reequilíbrio de preços foi justificado para contemplar o aumento de preços de alguns insumos de construção que tiveram uma explosão de preços por causa da pandemia que interrompeu por alguns meses a produção de algumas indústrias. Também absorveu aumento de custos para execução de serviços e compra de materiais não previstos no projeto original.
Segundo o Departamento de Planejamento da Prefeitura, o maior impacto para realinhamento de preços veio da reforma das instalações elétricas, R$ 76 mil. Houve necessidade de um projeto executivo e com a retirada do forro, se constatou que não será reaproveitada a maior parte da fiação. Também será preciso fazer um projeto executivo para a troca da cobertura.
Lentidão
Em três meses, praticamente só a reforma dos banheiros foi concluída, parte das instalações da guarita e o restaurante demolidos, além de ser quebrado o piso do pátio de estacionamento dos ônibus, que será trocado por pavimento asfáltico. A retirada do forro para troca das instalações elétricas, deixou mais evidente a precariedade da cobertura, que não deu vazão as últimas chuvas e com isto, boa parte do prédio ficou alagado.
Está será a primeira grande reforma na rodoviária inaugurada em 1991, há 29 anos. O prédio de 1.326,04 metros quadrados de área construída receberá novas instalações elétricas, hidráulicas, pintura, reparos na cobertura. Está programada a reforma dos banheiros, do quiosque, o pátio de estacionamento receberá novo pavimento. O ponto de táxi receberá cobertura.
A obra da reforma da estação rodoviária que deveria custar R$ 598,601,22, com os R$ 122.584,94 de reequilíbrio financeiro e mais R$ 222.721,63 do aditivo por serviços não previstos no projeto original, a reforma vai custar R$ 943 907,79, um acréscimo de 63,41%.