Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 22 de Novembro de 2024

Sidrolândia

JBS busca funcionários a 192 km de distância para unidade de Sidrolândia

Por enquanto, um ônibus traz os trabalhadores que precisam fazer uma viagem diária de 4 horas.

Redação/Região News

31 de Julho de 2023 - 10:25

JBS busca funcionários a 192 km de distância para unidade de Sidrolândia
Unidade da JBS em Sidrolândia. Foto Arquivo/Região News

Com um déficit de pelo menos 200 trabalhadores no seu quadro de pessoal, a unidade de da JBS teve de recrutar mão de obra entre os indígenas terena da Aldeia Bananal, Distrito de Taunay, em Aquidauana, distante 192 quilômetros de Sidrolândia.

Por enquanto, um ônibus traz os trabalhadores que precisam fazer uma viagem diária de 4 horas. Eles saem da aldeia por volta das 10 horas para chegarem a tempo de iniciarem às 13h30 o turno de trabalho que vai terminar às 21h30. " Vão chegar em casa no retorno por volta da meia-noite. É uma jornada muito desgastante que não sei se vão aguentar muito tempo", avalia Sérgio Bolzan, vice-presidente do Sindaves, entidade sindical que representa os trabalhadores.

Além de buscar funcionários em Aquidauana, envia um ônibus no Assentamento Eldorado e uma van no Capão Bonito para trazer funcionários residentes nestas regiões. Há muito tempo são mantidas para trazer quem mora no distrito do Quebra Coco e na Aldeia Córrego do Meio.

O déficit de pessoal, que é agravado pela grande quantidade de funcionários em licença médica com problemas nas articulações decorrente do esforço repetitivo para desossar em média 6 coxas por minuto e pendurar 21 frangos no mesmo tempo. " Na última vistoria que o Sindicato fez na empresa encontramos vários casos de trabalhadores que precisam fazer cirurgias pra se livrar das dores. Como não tem plano de saúde, que chega a custar R$ 500,00 por mês para abranger a mulher e os filhos, adiam o procedimento que custa R$ 30 mil no atendimento particular.

"O Ministério Público do Trabalho já constatou o problema e a empresa terá de reduzir o ritmo da desossa em 36% (de 6 para 3,8 coxas) e em 38% a pendura (de 21 para 13 frangos /minuto)", informa Bolzan. O reflexo desta adequação é que haverá necessidade de aumentar o número de funcionários ou reduzir a produção.

Atualmente o frigorifico abate 180 mil frangos e embora os aviários tenham disponíveis 205 mil. Este excedente de até 25 mil frangos está sendo levado para a unidade da JBS no Paraná.

Números do CAGED

Mesmo com o déficit de mão de obra no JBS, em junho o setor industrial de Sidrolândia registrou o fechamento de 6 vagas (137 contratações ante 143 dispensas), refletindo em boa medida a alta rotatividade no frigorífico.