Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 26 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Morre aos 76 anos o capitão Santo, um dos fundadores da Aldeia Tereré

João Figueiredo Filho, nasceu na Reserva Indígena Buriti, quando ainda fazia parte do território do município de Anastácio.

Redação/Região News

13 de Junho de 2022 - 14:08

Morre aos 76 anos o capitão Santo, um dos fundadores da Aldeia Tereré
João Figueiredo Filho, Capitão Santo. Foto: Arquivo/RN

O capitão Santo, um dos fundadores da Aldeia Tereré, morreu aos 76 anos nesta segunda-feira (13) após dois meses internado na Santa Casa. João Figueiredo Filho, nasceu na Reserva Indígena Buriti, quando ainda fazia parte do território do município de Anastácio.

Veio para Sidrolândia em 1979, em companhia do pai João Figueiredo e dos irmãos, quando fundaram a aldeia urbana Tereré, numa área de 10 hectares doada à comunidade Terena por Sidrônio Antunes Andrade.

O Capitão Santo há dois anos lutava contra um tumor cerebral, passou por cirurgia e há 15 dias estava internado na Santa Casa. Segundo Valcélio Figueiredo, ex-cacique e sobrinho do capitão, desde o diagnóstico do tumor ele vinha sofrendo muito, praticamente tinha perdido os movimentos. Era uma referência na luta pelas causas indígenas.

Esteve à frente da luta para a Funai reconhecer a Tereré como aldeia, garantiu a instalação do posto de saúde que atende à comunidade. Foi casado com dona Guilhermina, com quem teve 10 filhos. Por muitos anos exerceu a liderança da aldeia como cacique. A prefeita Vanda Camilo emitiu nota de pesar pelo falecimento do capitão.