Sidrolândia
Pavimentação Capão Seco/BR-163 tem 10 empresas na disputa da licitação
Flávio Paes/Região News
17 de Março de 2021 - 14:01
Após três adiamentos, o primeiro em outubro do ano passado, em abril deve ser concluída a licitação para contratação da empresa que vai asfaltar os últimos 21,1 quilômetros da MS-258, trecho entre o núcleo urbano do distrito de Capão Seco e a BR-163, quase na divisa de Campo Grande e Nova Alvorada do Sul.
Na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Estado foi publicada a habilitação de 10 empresas que participarão da concorrência pública. A obra está orçada em R$ 31.186 187,38, incluindo a construção de uma ponte.
A licitação foi lançada inicialmente dia 26 de outubro com abertura das propostas 30 dias depois, em 26 de novembro. O certame foi transferido para 21 de dezembro e dias antes a licitação foi suspensa pela terceira vez.
Participarão da licitação as empresas Engepar Engenharia; Teccon Construtora; TMK Engenharia; N.G Engenharia; TEC - Tecnologia e Consultoria; Vale do Rio Novo Engenharia; Equipe Engenharia; Weiller Engenharia; Engenharia e Comércio Bandeirantes e JN Engenharia, que fez o primeiro trecho do asfalto.
O asfalto deste trecho da MS-258 é estratégico para a economia de Sidrolândia porque vai encurtar em 95 quilômetros a ligação com a BR-163, rodovia de acesso à São Paulo e ao Paraná, além da região sul do Estado. Hoje para chegar a esta rodovia, por asfalto, é necessário percorrer 70 km até Campo Grande.
Pela MS-258, se chega à 163 já na divisa da Capital com Nova Alvorada do Sul, com a vantagem de se contornar o posto pedágio existente antes do Distrito de Anhandui. O asfalto do primeiro trecho da estrada, da BR-060 até o Distrito de Capão, de 25 km, foi concluído em dezembro de 2019, após três anos e seis meses de obras. É uma região que concentra grandes lavouras de soja e milho, onde moram aproximadamente 2 mil famílias de assentados do Complexo Eldorado.
O governador Reinaldo Azambuja já assumiu o compromisso de asfaltar a ligação da MS-162 (saída para Maracaju) com a MS-455 (a estrada da Gameleira) passando pelo Assentamento Capão Bonito. Em outubro foi contratada a Polo MS Engenharia e Geotecnologia para fazer ao custo de R$ 356,4 mil o projeto executivo e ambiental da obra.
A estrada da Gameleira (pela qual também se chega a Campo Grande) cruza com a MS-258 na altura do Capão Seco. O asfalto do trecho inicial da estrada, 25 km entre a BR-060 e o núcleo urbano do distrito do Capão Seco, ficou pronto em dezembro de 2019, após 3 anos e 5 meses de obras.