Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Novembro de 2024

Sidrolândia

Prefeita sanciona projeto da vereadora Joana que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes

A lei será regulamentada em 120 dias com previsão do início da distribuição a partir de 2022.

Redação/Região News

20 de Outubro de 2021 - 14:04

Prefeita sanciona projeto da vereadora Joana que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes
Prefeita Vanda Camilo e vereadora Joana Michalski. Foto: Divulgação

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo, sancionou e transformou na lei 2036 o projeto da vereadora Joana Michalski, aprovado pela Câmara Municipal, que institui no âmbito municipal a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda, além de estudantes das escolas municipais. A lei será regulamentada em 120 dias com previsão do início da distribuição a partir de 2022. O programa será custeado com recursos próprios do município.

Segundo a vereadora, a base para definir o público-alvo que receberá os absorventes é o CadÚnico onde estão inscritas famílias em vulnerabilidade social. São 9.913 famílias inscritas, sendo que 92,2% do gênero feminino. Ou seja, até 9.139 mulheres podem ser beneficiadas pelo projeto. O absorvente, será incluído na cesta básica (item de higiene pessoal) das 300 famílias atendidas pela Assistência Social.

A prefeita Vanda Camilo inclui no seu programa de Governo ações desta natureza, destinadas a combater chamada violência menstrual. “Estamos trabalhando para estruturar a clínica da mulher e esta questão da dificuldade de acesso que muitas mulheres para comprar absorventes, é uma política pública necessária”, comenta a prefeita.

A distribuição de absorventes, segundo a prefeita, é parte de um conjunto de ações que o município desenvolverá com participação de várias secretarias e da Coordenadoria da Mulher, para conscientização sobre o ciclo menstrual, combater a desinformação e tabus a respeito da questão, promover ação integral à saúde da mulher. A falta de recurso para compra de absorventes, é apontada como uma das causas para faltas e evasão escolar das estudantes em idade reprodutiva.