Sidrolândia
Prefeita toma café da manhã com presidente do hospital na retomada das cirurgias eletivas
O mutirão da catarata vai atender 120 pacientes que estavam numa fila de espera desde o inicio do ano. Só nesta sexta-feira estão programadas 16 cirurgias.
Marcos Tomé/RN
20 de Agosto de 2021 - 11:41
Em companhia do diretor presidente da Sociedade Beneficente Dona Elmiria Silvério Barbosa, Jacob Breure, a prefeita do município de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo (PP), tomou café da manhã no refeitório do hospital na retomada das cirurgias eletivas na manhã de hoje.
O mutirão da catarata vai atender 120 pacientes que estavam numa fila de espera desde o inicio do ano. Só nesta sexta-feira estão programadas 16 cirurgias, outros 16 pacientes passarão pelo mesmo procedimento no sábado. “É a primeira vez que a prefeita toma café conosco”, revelou Jacob Breure que se diz aliviado com a aproximação da gestão hospitalar e a prefeita.
A relação institucional entre a diretoria do hospital e a prefeita Vanda Camilo, ganhou contornos de rivalidade politica durante campanha eleitoral de junho quando a então candidata (Vandinha), foi duramente criticada por membros da atual diretoria hospitalar.
O impasse se arrastava desde dezembro de 2020 quando a época, Vanda Camilo foi demitida da direção administrativa do hospital sob rumores de má gestão dos recursos públicos. Desde que a nova diretoria assumiu o controle financeiro do hospital, apurou-se que as “denúncias” amplamente divulgadas por meio de live’s nas redes sociais encabeçadas por um ex-vereador advogado, na prática, eram vazias.
“Desde que assumiu a prefeitura interinamente no dia 1º de janeiro, em decorrência de fatores políticos, houve-se um distanciamento muito grande entre a prefeita Vandinha e a diretoria que administra o hospital. Confesso que tenho grande participação nisto, mas são águas passadas. A Vanda tem uma paixão enorme pelo hospital. Conhece nossa realidade e juntos, daremos as mãos para fazermos uma saúde que a população sidrolandense merece”, comentou Jacob.
Nova ala
A prefeita já nos adiantou que vai a Brasília fazer um pente fino em busca de recursos para o hospital”, comemorou Jacob.
Com a desaceleração no número de casos e o fim do decreto do Governo do Estado que instituía medidas restritivas voltadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus no Estado de Mato Grosso do Sul, até o fim deste mês de agosto, a ala Covid-19 será desativada.
O prédio que foi entregue no final de 2019 e que só foi ativado para atender pacientes graves da Covid-19, será equipada com três mesas cirúrgicas; duas já existentes e uma terceira, que será cedida pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Estou muito feliz com este entendimento. A prefeita já nos adiantou que vai a Brasília fazer um pente fino em busca de recursos para o hospital”, comemorou Jacob.
A nova ala terá além do novo centro cirúrgico e obstétrico, salas para recepção de pacientes, para materiais e roupas esterilizadas, enfermagem, prescrição, parto normal (três salas), sala de pós-cirurgia com quatro leitos, sala de equipamentos, lavagem de materiais, desinfecção química, armazenagem de materiais esterilizados, quarto para médico plantonista, farmácia e sala de higienização (recém-nascido).
“Não estamos num palanque eleitoral. Precisamos passar uma borracha em tudo e começar uma nova história. Fui enxovalhada por denunciais vazias de forma injusta, mas não estou aqui para falar do passado e sim, olhar para o futuro. Tenho maior carinho pelo hospital, lugar onde passei os últimos 16 anos da minha vida. Vamos construir juntos uma história bonita com resultados que satisfaçam nossa gente”, disse a prefeita durante entrevista ao RN.