Sidrolândia
Sidrolândia mantém IDEB de 4,9 e salta 24 posições nas séries iniciais
A nota coloca o município na 44ª posição do ranking estadual, empatado com Maracaju, Ladário e Rochedo.
Redação/ Região News
16 de Julho de 2023 - 18:41
O desempenho dos alunos da 2ª série do Ensino Fundamental das escolas municipais de Sidrolândia se manteve estabilizado em 4,9 na prova de Português do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), realizada em 2021 e que teve resultado divulgado no início do mês. A nota coloca o município na 44ª posição do ranking estadual, empatado com Maracaju, Ladário e Rochedo. Os alunos de Aral Moreira, com a média 6,0, tiveram o melhor desempenho. Em relação a 2019, quando estava em 68⁰, a cidade saltou 24 posições.
Mesmo assim, alguns dados devem servir de alerta. Quase 60% dos alunos não passaram do nível 3, obtiveram menos de 200 pontos. Exatos 57,84%, tiveram desempenho insuficiente, ingressaram analfabetos no 3⁰ ano, sem conseguir ler palavras isoladas, ou seja, não demonstraram conhecimentos básicos da Língua Portuguesa. Os alunos das escolas municipais de Sidrolândia obtiveram 188,26 pontos, enquanto a média estadual das redes municipais de ensino foi de 197,46.
No plano nacional, 48,78% dos alunos tiveram desempenho insuficiente. Entre os estudantes sidrolândenses, 39,03% demonstraram ter aprendido o básico neste estágio da educação (melhor resultado que os 11,9% da média nacional). Em compensação, só 3,13%, demonstraram conhecimento adequado, bem abaixo dos 39,32% da média nacional. Nenhum aluno conseguiu o nível 9, garantir 325 pontos, a pontuação máxima .
Mesmo com a pandemia do Covid, houve um ligeiro avanço em relação a 2017, quando 59,11% dos estudantes terminaram o 2⁰ ano ainda sem estarem alfabetizados. Na série do IDEB, iniciada em 2013, o melhor resultado foi em 2017 (46,81%). Merecem mais atenção ainda, porque ainda estavam na condição de analfabetos, 6,62% que conseguiram menos de 125 pontos. Foi o segundo pior resultado desde a primeira prova de proficiência aplicada pelo MEC. O número de alunos neste estágio de aprendizagem aumentou 60% em relação a 2019 (quando eram 4,12%). O fato de que em 2020 e 2021 não ter havido aulas presenciais por causa da pandemia pode ter comprometido a aprendizagem. Em 2017 eram só 2,74% ficaram no nível 0; em 2015, 2,68% e o pico foi em 2013, 8,69%.
Dificuldades nas contas
Em relação a matemática, o cenário também não é muito diferente. Mais de 57% tiveram um desempenho baixo, conseguiram menos de 200 pontos, ou seja, estes estudantes não foram capazes de resolver problemas de adição ou subtração. Houve avanço em relação ao IDEB de 2019 (59,09%), mas caiu em comparação com o resultado de 2017 (46,81%) e o de 2015 (52,62%).
Este desempenho dos alunos vai se refletir no primeiro repasse do ICMS da Educação programado para 2024. O rateio de 10% do ICMS que cabe às prefeituras será determinado por indicadores de qualidade do ensino. Pela projeção da Secretaria de Fazenda, Sidrolândia vai perder ao longo do ano que vem R$ 4,5 milhões .
Histórico do IDEB que revela % de alunos com dificuldades de alfabetização e de somar e subtrair
Português
57,84% -2021
59,11% -2019
51,47%- 2017
55,95 % -2015
75,22 %-2013
Matemática
55,19 %- 2021
59,09 %- 2019
46,81% - 2017
52,62%- 2015
64,92% - 2013