Sidrolândia
Volta gear em Sidrolândia: termômetros registram 4ºC com sensação térmica de -2ºC na madrugada
Houve registro de geada em algumas regiões do município o que pode aumentar a perda da produtividade do milho já afetada pela estiagem na onda anterior de frio.
Flávio Paes/Região News
29 de Julho de 2021 - 10:45
A população de Sidrolândia voltou a ter uma madrugada fria, com 4º C de temperatura e sensação térmica de 2ºC registrada por volta das 4 horas no termômetro instalado na Avenida Dorvalino dos Santos. Houve registro de geada em algumas regiões do município o que pode aumentar a perda da produtividade do milho já afetada pela estiagem na onda anterior de frio.
Na avaliação do presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, o impacto não deve ser tão grande. Mantém-se a estimativa de quebra média de 50% na produtividade. O pequeno produtor Júlio, que plantou 60 hectares de milho, acredita que se conseguir 10 sacas por hectare já estará no lucro. Em boa parte da lavoura, a perda foi total.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) emitiu Aviso Meteorológico alertando sobre a probabilidade de ocorrência do fenômeno de geada entre quarta e sexta-feira.
De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, coordenadora do Cemtec/Semagro, o fenômeno é em decorrência da queda acentuada nas temperaturas mínimas em Mato Grosso do Sul provocada pelo avanço de uma massa de ar frio de origem polar que já derrubou as temperaturas em todo o Estado. Esta é a terceira onda de frio do ano.
Conforme prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) há chance de temperaturas negativas para região de Rio Brilhante. O Inmet também emitiu aviso de declínio acentuado de temperaturas a partir das 14h desta terça-feira. O declínio maior que 5°C oferece riscos à saúde.
Relacionadas
-
TEMPO E TEMPERATURA
Com 7°C, Sidrolândia registra madrugada mais fria do ano nesta terça-feira
-
Mato Grosso do Sul
MS está sob alerta de rajadas de vento de até 60 km por hora