SIDROLÂNDIA- MS
Alunos de escola municipal conquista 1º lugar na Fecintec, com trabalho sobre navegação segura
Eles realizaram análises sobre a identificação e combate a notícias falsas pelo Instagram.
Redação/Região News
10 de Outubro de 2023 - 14:17
Mesmo enfrentando dificuldades estruturais - falta de um laboratório de informática, notebooks e até de internet que teve de ser roteada do celular da professora, um grupo de 50 alunos da Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira desenvolveu um projeto de navegação segura nas redes sociais que conquistou o 1⁰ lugar na (Feira de Ciência e Tecnologia), realizada neste final de semana, promovida pelo IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).
Eles realizaram análises sobre a identificação e combate a notícias falsas pelo Instagram. A orientadora do estudo, Thaysa Coelho Leite, contou à reportagem que o processo faz parte do letramento científico digital entre jovens.
Tudo começou no início do ano, focando na navegação segura e conscientização do uso das redes sociais. Estamos felizes com a vitória na categoria de projeto multidisciplinar". Thaysa Coelho Leite
As infinidades de possibilidades oferecidas pela internet, seja pelas redes sociais ou jogos, os riscos e os benefícios, conforme a professora, motivaram a elaboração do trabalho, iniciado no primeiro semestre. As turmas receberam as pautas de pesquisa, com a missão de publicar o trabalho finalizado em uma página da rede social, para ser avaliado pelos alunos da escola.
- Nas atividades desenvolvidas eles tinham que pesquisar na internet sobre alguns riscos, as fontes seguras, como fazer as pesquisas, e depois produzir o material e publicar na página que foi criada no Instagram, e através disso disseminar a conscientização para os colegas – detalhou a professora.
A Feira de Ciência e Tecnologia do IFMS, tem como objetivo estimular estudantes dos níveis fundamental, médio ou técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas. Organizada desde 2010, a feira reúne trabalhos para a divulgação de ações desenvolvidas com estudantes e servidores do IFMS, além de palestras, oficinas, mesas-redondas e espaços para que estudantes apresentem trabalhos científicos.
Todos os participantes recebem certificado e premiação, que inclui o credenciamento para a Fetec/MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que, por sua vez, credencia trabalhos para eventos científicos nacionais e até internacionais.