SIDROLÂNDIA- MS
Após coletar 120 toneladas em doações, campanha para socorrer desabrigados terá continuidade
Encantado, onde as doações serão desembarcadas, fica a 156 km de Muçum, município que foi praticamente devastado pelas enchentes.
Redação/Região News
12 de Maio de 2024 - 19:04
Com as 120 toneladas arrecadadas entre segunda e sábado da semana passada, já a caminho de Encantado, município na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, a mobilização da sociedade sidrolandense para socorrer os desabrigados terá continuidade nesta segunda-feira. Haverá postos de coleta em pontos estratégicos da cidade, como Mercado Água Azul, no conjunto Pé de Cedro; Agropecuária Ledur, no São Bento e o salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Abadia.
Com o envio de 18 toneladas de peças, não haverá mais coleta de roupas, a prioridade será arrecadar água, alimentos não perecíveis e kits de higiene. O comboio de 9 carretas deve chegar na terça-feira a tarde no seu destino, a 1.265 km de Sidrolândia, a região do Vale do Taquari, onde 207 mil habitantes deixaram suas casas, 48,8 mil estão em abrigos e 159 mi desabrigados. Lá pelo menos 126 pessoas morreram. Encantado, onde as doações serão desembarcadas, fica a 156 km de Muçum, município que foi praticamente devastado pelas enchentes e cujos moradores devem ser os principais beneficiários das doações.
Sidrolândia arrecadou 25 mil reais em medicamentos básicos (antigripais, soro, kits de primeiros socorros; 25 mil litros de água; 8 toneladas de milho; 40 fardos de feno e 5 toneladas de ração. Foi também para o Rio Grande do Sul um caminhão-cozinha com capacidade para produzir 1.000 marmitas por dia, preparadas por 28 voluntários que se revezarão no serviço. No sábado à noite, o comboio de caminhões e carretas desfilou pelo centro da cidade numa espécie de prestação de contas da campanha.