Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 18 de Outubro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Associação cobra plano emergencial para manutenção de vicinais de escoamento da avicultura

A preocupação é com a chegada do período de chuva, quando caminhões carregados com frango ficam atolados por horas

Redação/ Região News

16 de Outubro de 2024 - 13:00

Associação cobra plano emergencial para manutenção de vicinais de escoamento da avicultura
A Associação dos Avicultores de Sidrolândia encaminhou à Agesul uma proposta de um plano emergencial de manutenção. Foto: Divulgação

A Associação dos Avicultores de Sidrolândia encaminhou à Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) proposta de um plano emergencial de manutenção, com cascalhamento dos trechos críticos, de pelo menos 40 dos 150 quilômetros de estradas usadas para o escoamento da produção da avicultura.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

A preocupação é com a chegada do período de chuva, quando caminhões carregados com frango ficam atolados por horas, até serem guinchados por tratores da Prefeitura e dos próprios produtores, causando estresse nos animais, perda de peso e da qualidade da carne, além do aumento da mortalidade. Nesta semana, essa situação ocorreu na região do 21, nas proximidades do Assentamento Vista Alegre.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Foi encaminhado um relatório à Agesul em que são identificados os trechos críticos e apontados os prejuízos econômicos, além do comprometimento do bem-estar dos animais. Uma das propostas que estão sendo avaliadas pela Agesul é que, além do Estado, a manutenção das estradas envolva a participação da Prefeitura por meio do Consórcio Intermunicipal, que, além de Sidrolândia, conta com a participação de Campo Grande, Terenos e Dois Irmãos do Buriti.

Nesta semana, após 40 milímetros de chuva, a Prefeitura teve de deslocar uma patrola para a região do Vista Alegre para desatolar caminhões carregados de frango. A construção de uma ponte sobre o Córrego Conquista, no Vista Alegre, aumentou em 22 km o trajeto do escoamento dos aviários da região do 21.

A malha viária usada pelos aviários
ESTRADA DOS 21 AVIÁRIOS

Conhecida como “Estrada dos 21 Aviários”, começa no quilômetro 397 da BR-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. Atende nove produtores de frango, totalizando 33 aviários, além de servir ao Assentamento Vista Alegre e diversas fazendas de lavoura, como a Fazenda Maristela, Fazenda Meia Lua, Fazenda Recordação, entre outras.

ESTRADA ESTAÇÃO BOLICHO SECO

Estrada localizada no quilômetro 404 da BR-060, atende quatro produtores, totalizando 27 aviários, além de diversas fazendas dedicadas à produção de gado e lavoura. Tem aproximadamente 25 quilômetros de extensão.

ESTRADA DO INCUBATÓRIO

Localizada no quilômetro 407 da BR-060, é utilizada por três produtores de ovos galados, com capacidade de produção de 120 mil ovos por dia. O incubatório nessa estrada tem capacidade para o nascimento diário de 220 mil pintinhos, de segunda a sábado, abastecendo toda a região de Sidrolândia e cidades vizinhas como Maracaju, Terenos, Campo Grande e Dois Irmãos do Buriti. A estrada também serve a dois produtores de frango de corte, totalizando seis aviários, além do Assentamento Bafo da Onça e produtores de lavoura. Essencial para a avicultura, essa estrada possui 20 quilômetros de extensão.

ESTRADA DA FAZENDA RECANTO

Localiza-se na BR-060, quilômetro 432, entre Sidrolândia e Nioaque. Atende cinco produtores da avicultura de corte, totalizando 35 aviários, além de chácaras, um pesqueiro chamado Elô de Ouro, Grameira Vale Verde e fazendas de lavoura.

ESTRADA DA SUB-ESTAÇÃO ENERGIA SERROTE

Fica na altura do quilômetro 453 da BR-060, entre Sidrolândia e Nioaque. Atende sete produtores de avicultura (21 aviários) e fazendas de lavoura, com uma distância aproximada de 22 quilômetros que precisam de manutenção.

ESTRADA DA ESTAÇÃO CANTA GALO

Fica na altura do quilômetro 467 da BR-060, na região da Estação Cantagalo. Com aproximadamente nove quilômetros de extensão, atende produtores de recria que abastecem as granjas de ovos galados. Além de servir aos produtores de frango recria, a estrada também é utilizada para lavoura e pecuária.

ESTRADA DO GERALDO GARCIA GRUPO 9

Associação cobra plano emergencial para manutenção de vicinais de escoamento da avicultura
Geraldo Garcia estrada da igrejinha. Foto: Divulgação

Localizada no assentamento Geraldo Garcia, tem uma extensão de aproximadamente 5 km para atender à avicultura, 13 aviários, e atende o assentamento Geraldo Garcia, além de fazendas de lavoura e pecuária.