SIDROLÂNDIA- MS
Com maior número de colmeias, assentado reforça renda com diárias e arrendamento
Nesta técnica o enxame de uma caixa é dividido em três caixas para triplicar os pontos de produção, com isto, por enquanto só está produzindo 10% do potencial.
Redação/ Região News
31 de Março de 2024 - 18:45
O assentado Cláudio José embora tenha o maior número de colmeias em Sidrolândia (136 caixas) com potencial de produzir até quase 4 toneladas por ano, ainda desenvolve outras atividades além da apicultura para complementar a renda. Ele acredita no potencial de receita quando a produção deixar a clandestinidade, obter o selo da IAGRO, embalagem e rótulo próprios.
Cláudio atualmente faz multiplicação de enxames para aumentar o número de caixas. Nesta técnica o enxame de uma caixa é dividido em três caixas para triplicar os pontos de produção. Com isto, por enquanto só está produzindo 10% do potencial.
Cláudio está desde 2001 no lote, que conquistou após 8 meses de acampamento às margens em Nioaque e na Estrada Gameleira. Por muito tempo se dedicou à produção leiteira (140 litros por dia), verduras e legumes. Há quatro anos começou a mexer com apicultura que desde 2022 está lhe rendendo receita. Para completar o orçamento arrendou por um salário mínimo a pastagem do lote (9,8 hectares) e faz diárias para o próprio dono do gado.