Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Detran adia para 2024 instalação de semáforos e travessias elevadas

O adiamento da compra de conjuntos semafóricos foi confirmado pela Divisão de Engenharia do Detran.

Redação/Região News

13 de Outubro de 2023 - 07:18

Detran adia para 2024 instalação de semáforos e travessias elevadas
Semáforos da Rua João Márcio Ferreira Terra com a Av. Dorvalino dos Santos. Foto: Marco Tomé/Região News.

A instalação de semáforos em 4 cruzamentos e a implantação de 10 travessias elevadas em pontos críticos do trânsito de Sidrolândia foi adiada para o ano que vem. A Divisão de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana da Prefeitura informada pelo Detran do adiamento para 2024 dos investimentos que beneficiarão outros 22 municípios. Havia expectativa de que neste mês fosse aberta a licitação de compra dos equipamentos. 

O adiamento da compra de conjuntos semafóricos foi confirmado pela Divisão de Engenharia do Detran em contato com a reportagem do Região News. O investimento, que em princípio não contempla Sidrolândia, foi adiado para o planejamento do ano que vem.

A instalação de novos semáforos em Sidrolândia vem sendo prometida há pelo menos dois anos. Foi um dos compromissos de campanha para a cidade, anunciados pelo então candidato Eduardo Riedel, eleito governador.

Em junho, técnicos do Detran estiveram na cidade avaliando os locais indicados pela Prefeitura para instalação de semáforos. Eles optaram pela semaforização das avenidas Dorvalino dos Santos com a Aroeira; segundo na Rua Ponta Porã com a Avenida Antero Lemes (próximo ao UPA), o terceiro na Rua João Márcio Ferreira Terra com Antero Lemes e o quarto equipamento na Rua Generoso Ponce com a Rua Tomaz Cáceres.

Foi descartada a instalação de um semáforo na rotatória da Avenida Dorvalino dos Santos com a Rua Ponta Porã, um dos locais sugeridos.

Como são trechos urbanos de duas rodovias (BR-060 e MS-162), a remoção da rotatória dependeria de um projeto de engenharia com abertura de vias adjacentes, pois seriam proibidas as conversões à esquerda para descer em direção ao São Bento (no caso de quem vem pela Dorvalino na pista sentido Maracaju) ou subir para entrar na Ponta Porã (para quem vem pela Dorvalino, sentido Campo Grande).

No cruzamento da Antero Lemes com a Ponta Porã, em frente à UPA, está planejado um semáforo de três tempos para garantir conversões à esquerda. Além dos semáforos e travessias elevadas, está prevista a revitalização de toda a sinalização da cidade. Atualmente, há apenas um semáforo instalado na cidade, na esquina da Dorvalino dos Santos com João Márcio Ferreira Terra.