Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Eleitores vão às urnas neste domingo para escolher novos conselhos tutelares

Estão na disputa 30 candidatos que encerraram campanha na última sexta-feira.

Redação/Região News

30 de Setembro de 2023 - 10:58

Eleitores vão às urnas neste domingo para escolher novos conselhos tutelares
Foto: Lucas Martins/Região News.

Amanhã, 1⁰ de outubro, os eleitores sidrolandenses poderão ir às urnas a partir das 8 horas para eleger os 5 novos conselheiros e os 5 suplentes que tomarão posse para cumprir 4 anos de mandato.

Estão na disputa 30 candidatos que encerraram campanha na última sexta-feira. Haverá dois locais de votação na área urbana: na Escola Municipal Porfiria do Nascimento, votarão os eleitores da Grande São Bento.

Na Escola Municipal Pedro Aleixo votarão os eleitores do centro da cidade. Haverá urnas na Escola Estadual Vespasiano Martins, Distrito de Quebra Coco; na Escola Armando Gabriel, Aldeia Córrego do Meio e nas escolas Darci Ribeiro (Capão Bonito) e na Escola Eldorado (Assentamento Eldorado).

Com regras muito semelhantes às eleições ordinárias para os poderes Executivo e Legislativo, os candidatos a conselheiros tutelares também não podem distribuir camisetas, descartar panfletos em vias públicas e fazer boca de urna (toda e qualquer propaganda eleitoral) no dia da eleição, que acontece amanhã, dia 1º.

Eleitores vão às urnas neste domingo para escolher novos conselhos tutelares
Locais de votação em Sidrolândia. Foto: Divulgação.

O eleitor pode se manifestar de maneira “individual e silenciosa”, usando camisas, santinho, broches ou adesivos. Entre os documentos que podem ser usados para ir votar estão o E-título com foto; carteiras expedidas pelos comandos militares, pelas secretarias de segurança pública, pelos institutos de identificação e pelos corpos de bombeiros militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho e CNH. O eleitor não pode portar armas e objetos que possam ser usados para intimidar ou coagir outros eleitores.

Quem pode votar

Tem direito a voto, todo cidadão, a partir dos 16 anos com domicílio eleitoral desde o último dia 3 de julho. A votação começa às 8 horas e se estenderá até às 17 horas. Serão utilizadas urnas eletrônicas emprestadas pela Justiça Eleitoral.

O eleitor deve levar um documento com foto. A apuração dos votos será na Câmara Municipal e até às 18 horas haverá totalização dos votos. O resultado oficial sai na edição de terça-feira do Diário Oficial.