Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Em votação unânime, Gringo é eleito 1⁰ presidente indígena da Câmara

O vereador Otacir Figueiredo (PP) foi eleito com 15 votos, presidente da Câmara de Sidrolândia.

Redação/Região News

01 de Dezembro de 2022 - 11:18

Em votação unânime, Gringo é eleito 1⁰ presidente indígena da Câmara
Gringo é eleito presidente da Câmara Municipal. Foto: Marco Tomé/RN.

O vereador Otacir Figueiredo (PP) foi eleito com 15 votos, presidente da Câmara de Sidrolândia, o primeiro indígena a ocupar o comando do Legislativo Municipal, cargo que o coloca em 3⁰ na linha sucessória.

Gringo, como é conhecido, embora seja líder da prefeita na Câmara, tornou-se presidente por uma manobra da oposição, para barrar a eleição de Cledinaldo Cotócio que abandonou o grupo e se reaproximou da base governista, apresentou uma chapa encabeçada por Gringo para contrapor a de Cotócio.

Em votação unânime, Gringo é eleito 1⁰ presidente indígena da Câmara
Vereadores comemorando a vitória de Gringo. Foto: Marco Tomé/RN.

As duas chapas foram apresentadas, mas como Gringo atraiu o apoio do G-7, os vereadores governistas votaram nele para presidente e nos demais integrantes da chapa (Sandro Luiz, de vice; Carlos Henrique, 1⁰ secretário e Gilson Galdino, 2⁰ secretário), que acabaram derrotados por 8 a 7 (o 8⁰ oitavo foi de Otacir). Com isto os demais cargos da Mesa Diretora serão ocupados por integrantes da oposição: Cristina Fiuza, vice-presidente; Eliel Vaz, 1⁰ secretário e Carlos Gabardo, 2⁰ secretário.

Ele vai saber honrar o nosso povo e fará um grande trabalho". Maria Luzia.

A eleição de Gringo foi comemorada pelos familiares e patrícios da Aldeia Tereré, onde mora. Uma das mais emocionadas era dona Maria Luzia, mãe do vereador, que orgulhosa da conquista do filho garante.

 "Ele vai saber honrar o nosso povo e fará um grande trabalho", previu. Gringo está cumprindo seu segundo mandato. Em 2020 obteve 424 votos, ficou na primeira suplência, mas assumiu a vaga quando Vanda Camilo, eleita presidente se tornou prefeita interina e foi efetivo com a vitória da prefeita na eleição suplementar.

O líder da prefeita na Câmara, está alinhado politicamente com o deputado Gerson Claro e esteve na linha de frente da campanha de reeleição do parlamentar. A família de Gringo exerce forte liderança na comunidade indígena. O pai dele, o capitão Santo, foi um dos fundadores da Aldeia Tereré e o irmão, Valcélio Figueiredo, foi cacique, além de ter sido filiado.