Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Governo desmantela G-8, vai eleger presidente dia 1º e derruba emenda que travava Orçamento

A eleição será antecipada para o dia 1º de dezembro, próxima quinta-feira, dia primeiro de dezembro.

Redação

29 de Novembro de 2022 - 11:46

Governo desmantela G-8, vai eleger presidente dia 1º e derruba emenda que travava Orçamento
Juscinei Claro (pres. Câmara) e Vanda Camilo (prefeita) durante sessão desta terça. Foto: Lucas Martins/RN

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), deu uma demonstração de força política e capacidade de articulação, ao literalmente desmantelar o G-8, grupo de 8 vereadores que além de eleger o futuro presidente da Câmara, pretendia engessar o orçamento do próximo exercício, reduzindo de 35% para 5% a margem de suplementação por decreto.

Além de atrair o apoio do vereador Cledinaldo Cotócio (Podemos), um dos líderes do extinto G-8, que será o futuro presidente da Câmara, o Governo conseguiu rejeitar por ampla maioria (11 a 3), a emenda do vereador Enelvo Junior (PSDB) que reduzia para 5% a suplementação orçamentária.

Só foram favoráveis à emenda, o próprio autor, os vereadores Adavilton Brandão e Cleyton Martins. No encerramento da sessão ordinária desta terça-feira, a presidente da Casa, Juscinei Claro, revogou a portaria de número 19/2022 que convocava a eleição da nova Mesa Diretora para o dia 13 de dezembro.

Governo desmantela G-8, vai eleger presidente dia 1º e derruba emenda que travava Orçamento
Cledinaldo Cotócio. Foto: Marco Tomé/RN

A eleição será antecipada para o dia 1º de dezembro (quinta-feira). Cledinaldo Marcelino Cotócio é o único vereador no exercício do 3º mandato consecutivo; tem 38 anos de idade e será o 1º da etnia indígena Terena a ocupar o cargo de presidente do Poder Legislativo de Sidrolândia.