SIDROLÂNDIA- MS
Justiça dá liminar, proíbe MST de ampliar invasão na antiga Usina Santa Olinda
Há 90 dias um grupo de 500 famílias mobilizadas, invadiu e montou acampamento numa área de 50 hectares de preservação ambiental das duas propriedades.
Redação/Região News
24 de Setembro de 2023 - 19:39
O juiz Felipe Brígido Lage, da 1ª Vara Cível, concedeu liminar em favor da Jotapar Participações Ltda, proibindo o MST (Movimento Sem Terra) de avançar na invasão das Fazendas Boa Vista e Pantanal, que constituíam as áreas de lavoura de cana da antiga Usina Santa Olinda, no Quebra Coco.
Há 90 dias um grupo de 500 famílias mobilizadas, invadiu e montou acampamento numa área de 50 hectares de preservação ambiental das duas propriedades que somam 8 mil hectares. A invasão também esta concentrada nas estradas e faixa de domínio, que divide as fazendas Pantanal e Boa Vista.
Na peça do mandado de segurança, o advogado da Jotapar, Carlos Henrique, pede a retirada imediata dos sem-terra, inclusive com a requisição de forças policiais para a reintegração de posse.
O juiz optou por marcar uma audiência de conciliação, mas proibiu que os sem-terra avancem na ocupação das propriedades sob pena de multa diária de R$ 5 mil. As duas fazendas que até 2013 era ocupadas por lavouras de cana de açúcar, hoje são exploradas para a produção de soja e milho.