SIDROLÂNDIA- MS
Moradores de 2 ruas do Pé de Cedro sofrem há 6 meses com esgoto a céu aberto
Pra deixar o bairro de carro, motocicleta, bicicleta a pé, as pessoas tem que atravessar sobre a lama.
Redação
10 de Novembro de 2023 - 08:50
Há 6 meses moradores de duas ruas do Bairro Pé de Cedro, Jatobá e Manacá, convivem pelo menos três vezes por semana com o mau-cheiro exalado pelo esgoto que está escorrendo a céu aberto. Há dois anos a rede de esgoto foi conectada. Perto de onde o problema ambiental está ocorrendo foi construída a estação de tratamento de esgoto.
Segundo Junior Zimpel, residente na Rua Jatobá, o transbordamento frequente da rede de esgoto já foi denunciado à Sanesul, mas nenhuma providência foi tomada. Com o problema, os moradores têm de fazer suas refeições em meio a um cheiro forte exalado pelo esgoto que corre pelo asfalto."
Pra deixar o bairro de carro, motocicleta, bicicleta a pé, as pessoas tem que atravessar sobre a lama. Muitas crianças soltam pipa aqui por perto", explica. A única providência tomada até aqui foi abertura de uma valeta por onde o esgoto escorre até uma área coberta por vegetação.
Em contato com o escritório local da Sanesul, a reportagem do Região News recebeu a informação que o sistema de esgoto é gerenciado pela Ambiental MS Pantanal, empresa privada detentora da concessão do serviço saneamento.
O problema estaria sendo provocado por alguns moradores que estariam jogando em vasos sanitários, pias, tanques, que acabam chegando e obstruindo à rede de esgoto. Entre os lixos proibidos, papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes, roupas e restos de comida. A promessa é que uma equipe da Pantanal vai para o local fazer manutenção.