Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

No São Pedro, desafio de 4 assentados é colher 230 mil abacaxis até janeiro

O desafio é concluir até janeiro a colheita de 230 mil pés de abacaxi que ocupam 25 hectares nos lotes de assentados dedicados à produção da fruta.

Redação/ Região News

19 de Novembro de 2023 - 21:23

No São Pedro, desafio de 4 assentados é colher 230 mil abacaxis até janeiro
O desafio é concluir até janeiro a colheita de 230 mil pés de abacaxi. Foto: Divulgação

Desde a semana passada a rotina de trabalho em 4 lotes do Assentamento São Pedro tem começado às 4h30 da manhã para aproveitar o máximo possível a janela de temperatura mais amena desses dias de calor intenso, sensação térmica acima dos 40⁰C. O desafio é concluir até janeiro a colheita de 230 mil pés de abacaxi que ocupam 25 hectares nos lotes de  assentados dedicados à produção da fruta.

José Pereira dos Santos, Celso Diniz, Dorival Souza da Silva,  Cleydiane Peixoto de Souza Ghizoni e Antônio Barbosa Ghizoni, começaram a planta em janeiro de 2022 esta safra pronta para abastecer o mercado consumidor de Sidrolândia, Maracaju e Campo Grande.

O geógrafo Geovane Ferreira dos Santos, de férias do trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, está empenhado em ajudar o pai, José Pereira dos Santos, junto com outros colaboradores, no desafio de colher nos próximos 40 dias, 40 mil frutas. Ele fez questão de fotografar e postar nas redes sociais a colheita de 1.800 abacaxis num dia de serviço.

Quem também está empenhado numa jornada pesada de trabalho é Dorival de Souza Silva. Ele tem pela frente o desafio de colher, com ajuda da mulher e dos filhos, 130 mil frutas e planeja plantar até 150 mil pés em 3,5 hectares da propriedade onde já tem 400 mil pés plantados. Dorival está no Assentamento São Pedro desde dezembro de 2010, após 4 anos no Alambari CUT, onde foi sorteado após deixar Fátima do Sul e ficar acampado alguns anos em Sidrolândia. Com aval do Incra, fez a permuta de lote e há 13 anos está no São Pedro.

Dorival enfrenta dificuldades para recrutar mão de obra para este período de colheita. "O diarista vem um dia, falta outro. Mas vamos levando, o sol forte acelera o processo de amadurecimento da fruta e não há tempo a perder ", explica. Há também a quebra de braço em torno do preço com os clientes. Muitos vem buscar no assentamento, outros ele próprio leva, adicionando o custo do frete. Sidrolândia com 1 milhão de pés plantados em 130 hectares, está entre os municípios com maior produção da fruta no Estado.