SIDROLÂNDIA- MS
Prefeita rompe contratos e ordena pente-fino em licitações vencidas por empresas investigadas pelo Gaeco
O decreto suspende e determina a revisão dos processos licitatórios ainda não homologados vencidos por qualquer uma destas empresas.
Redação/Região News
26 de Julho de 2023 - 07:35
A prefeita Vanda Camilo decidiu romper de forma unilateral todos os contratos em vigor firmados com as 5 empresas sob investigação do Gaeco dentro da Operação Tromper. O decreto da prefeita publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial, além da rescisão dos contratos, determina o cancelamento das atas de registro de preço assinadas com a R&C Comércio, Serviços e Manutenção Ltda, ME; 3M Produtos e Serviços Ltda; Rocamora Serviços de Escritório Administrativo EIRELI; Odinei Romeiro de Oliveira ME e Everton Luiz de Souza Luscero EIRELI.
O decreto suspende e determina a revisão dos processos licitatórios ainda não homologados vencidos por qualquer uma destas empresas. Caso se identifiquem indícios de fraude, a licitação será revogada e haverá instauração de processo administrativo para apuração dos fatos.
A prefeita também determinou aos setores responsáveis pela cotação de preços usada como referência dos pregões, que consultem empresas especializadas para revisarem o acervo de dados com a média de preços apurada. A prefeita revelou ter decidido assinar o decreto diante dos desdobramentos da segunda etapa da operação "Tromper", deflagrada no último dia 21 e que visa apurar suposta prática de crimes de fraude à licitação.
Além de romper os contratos com as empresas, a prefeita exonerou dois servidores sob investigação, Tiago Basso, que teve a prisão preventiva decretada na segunda etapa da operação, e Cesar Bertoldo, que estava lotado na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.