Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeita sanciona lei que concede incentivos fiscais para Inpasa

As obras do complexo da Inpasa já estão em andamento mobilizando 385 trabalhadores.

Redação/Região News

16 de Novembro de 2023 - 13:00

Prefeita sanciona lei que concede incentivos fiscais para Inpasa
Prefeita Vanda Camilo em visita e o presidente da Inpasa, Rafael Augusto Ranzolin em visita a Inpasa de Dourados. Foto: Marco Tomé/Região News.

A prefeita Vanda Camilo sancionou a Lei Complementar 183 que concede incentivos fiscais por até 10 anos para a Inpasa instalar seu complexo industrial em Sidrolândia onde planeja investir R$ 1,2 bilhão, com geração de 300 empregos no prazo máximo de 3 anos.

A empresa, que já iniciou as obras, terá isenção do ISSN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) no período de construção da planta; de até R$ 120 milhões do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) incidente na transferência de titularidade das áreas destinadas à indústria. O benefício se estenderá também ao IPTU por 5 anos, prorrogáveis por mais 5 anos.

As obras do complexo da Inpasa já estão em andamento mobilizando 385 trabalhadores. A previsão é que no auge dos serviços sejam gerados 2.000 empregos. Quando a indústria estiver funcionando, vai abrir 300 oportunidades de empregos diretos e cerca de 1.750 indiretos. A usina deve produzir 450 milhões de litros de etanol com o processamento de 1 milhão de toneladas de milho por ano.

O etanol será destinado ao uso como biocombustível, além de ser matéria-prima num amplo leque de produtos. Poderá ser utilizado no enriquecimento energético de ração animal, sendo substituto direto do óleo de soja na nutrição, além de aplicação na indústria química para fabricação de tinta.

A Inpasa

Prefeita sanciona lei que concede incentivos fiscais para Inpasa
Inpasa de  Dourados. Foto: Marco Tomé/Região News.

Em 2022, a Inpasa iniciou operação em Dourados, se tornando a primeira indústria de etanol de milho de Mato Grosso do Sul, gerando cerca de 600 vagas de empregos. O modelo inovador de biocombustível possui alto rendimento, enquanto uma tonelada de cana produz entre 70 a 85 litros de etanol hidratado, o mesmo peso em milho pode produzir entre 370 460 litros deste mesmo álcool, dependendo do teor de amido.