Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Procuradoria marca para o dia 23 de janeiro eleição do Sindaves

Ficou definido, conforme a ata da sessão de mediação, foi mantida a comissão eleitoral integrada por três membros eleitos em assembleia.

Redação/Região News

19 de Dezembro de 2023 - 16:51

Procuradoria marca para o dia 23 de janeiro eleição do Sindaves
Eleições do Sindaves, será no dia 23 de janeiro. Foto: Marco Tomé/Região News.

A eleição para a escolha da nova diretoria do Sindaves (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carne e Alimentação de Sidrolândia) foi marcada para o próximo dia 23 de janeiro. A data foi definida em reunião de conciliação entre as chapas concorrentes intermediada pela procuradora do Trabalho Cândice Arosio.

Conforme a ata da sessão de mediação foi mantida a comissão eleitoral integrada por três membros eleitos em assembleia. Os representantes das chapas concorrentes concordaram pela paridade da representação na composição das mesas de voto e apuração.

O transporte das urnas até o local de apuração será realizado em carro próprio. As empresas terão de fornecer até 10 dias antes da eleição a lista dos trabalhadores aptos a votar. No dia da eleição os eleitores estarão elencados em listas divididas por empresa. Os eleitores poderão votar na sede do Sindicato. Estes votos serão colhidos em separado para posterior conferência no momento da apuração pela Comissão Eleitoral.

Suspensa 

No último dia 29 de novembro, a juíza do Trabalho substituta Lilian Carla Issa, suspendeu a eleição prevista para o dia seguinte. A magistrada acatou recurso do Ministério Público do Trabalho porque havia indícios "de fraude e risco de desequilíbrio do pleito".

A eleição foi judicializada porque a atual diretoria só entregou a lista de votantes na terça-feira (28/11), quando o estatuto do Sindicato prevê que a relação deveria estar desde o último dia 20 de novembro.

De acordo com o Ministério Público, a lista entregue 48 horas do pleito, apresentava irregularidades com 200 nomes em duplicidade e não constava o nome do atual vice-presidente, Sérgio Bolzan, candidato da oposição. Na sua decisão, a juíza destaca que "a situação fere os princípios da publicidade e transparência, bem como impede que o demandante exercite o contraditório e ampla defesa".

São 1.800 trabalhadores filiados ao Sindaves (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes e Aves de Sidrolândia) que iriam às urnas. O atual vice-presidente, Sérgio Bolzan, montou uma chapa e vai concorrer contra o atual presidente, Joel da Cruz.