SIDROLÂNDIA- MS
PT lança Ivan de Oliveira e partido pode ter candidato a prefeito após 28 anos
Na última sexta-feira, a Executiva do partido oficializou a pré-candidatura a prefeito do engenheiro agrônomo Ivan de Oliveira.
Redação/Região News
20 de Novembro de 2023 - 09:30
Se até a convenção de homologação de chapas, que pode acontecer até 5 de agosto de 2024, o projeto eleitoral não for revisto, após 28 anos, o PT de Sidrolândia voltará a ter candidato a prefeito.
Na última sexta-feira, a Executiva do partido oficializou a pré-candidatura a prefeito do engenheiro agrônomo Ivan de Oliveira, funcionário da Agraer e ex-secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Segundo Wanderlei Barbosa, membro da Executiva Municipal, a candidatura própria é de consenso, porque outros dois pré-candidatos, Cláudio da Van e Edilaine Tavares, desistiram. Ele diz que embora petistas ocupem cargos na atual administração, o PT não tem compromisso com o PP.
"Estes espaços foram negociados com a antiga direção partidária. A atual direção não participou destas tratativas. Naturalmente que os companheiros que forem candidatos, terão de se desincompatibilizar no prazo previsto na legislação", Wanderlei Barbosa.
Entre os petistas com cargos de confiança, Antônio Galdino (secretário-adjunto de Infraestrutura) e Edilaine Tavares, adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
A última vez que o PT teve candidato a prefeito foi em 1996. O produtor rural Rubem Suckow obteve 1.549 votos, ficando em 3⁰ lugar. A eleição foi vencida por Enelvo Felini com 4.242 votos; o pecuarista Paulo Atílio, ficou em 2⁰ lugar (2.295 votos); enquanto Nelson Feitosa, acabou em 4⁰ lugar, com 292 votos.
Sem vereadores
Hoje o PT não tem representação na Câmara. Na última eleição, a chapa petista teve 704 votos, sendo 315 (44%), do ex-vereador Jean Nazareth, que não conseguiu se reeleger porque o partido não atingiu o quociente eleitoral. Ivan, que foi candidato a vereador, teve 204 votos, mesma votação de Edilaine Tavares, secretária-adjunta de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.
Na eleição de 2016, quando o PT elegeu Jean Nazareth com 339 votos, a chapa petista somou 1.249 votos. O melhor resultado foi em 2012, quando foram eleitos Edvaldo dos Santos (612 votos) e Sérgio Bolzan (454).