SIDROLÂNDIA- MS
Referência na agricultura, produtores de Sidrolândia recepcionam diplomatas de 10 países
Para o produtor rural, o estado tem potencial para se transformar numa das grandes potencias agrícolas do país, embora já ocupe a 7ª posição no ranking nacional.
Redação/Região News
20 de Setembro de 2023 - 14:44
Uma delegação de diplomatas de 10 países visitou na tarde de ontem, terça-feira (20) a Fazenda Recanto, propriedade de 4,3 mil hectares em Sidrolândia. Os produtores rurais Ari e Lúcio Basso, pai e filho, adotam o sistema de plantio direto na propriedade e fazem o consórcio do milho com o capim braquiária, considerada práticas sustentáveis comuns da agricultura brasileira.
“O objetivo é aumentar o volume de massa seca por hectare e a eficiência do sistema radicular. As duas culturas convivem", destaca Lúcio que recepcionou a delegação. Na avaliação de Lúcio a visita dos diplomatas é uma oportunidade para os produtores de Mato Grosso do Sul mostrarem o nível de eficiência que tem garantido altos níveis de produtividade, com investimentos cada vez maiores em tecnologia.
"Temos hoje uma área plantada de 4,2 milhões de hectares no Mato Grosso do Sul, com potencial de dobrar nos próximos anos, já que as novas tecnologias estão permitindo desenvolver a agricultura em solos que antes eram impróprios para atividade”. Lúcio Basso.
Para o produtor rural, o estado tem potencial para se transformar numa das grandes potencias agrícolas do país, embora já ocupe a 7ª posição no ranking nacional. “Cada membro desta delegação vem com um olhar clínico e foco determinado sobre nossa produção de alimentos”, argumenta.
Para o presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, essas missões diplomáticas são importantes para desmistificar narrativas difundidas em alguns países de que a produção agrícola brasileira provoca desmatamento e agride o meio ambiente. Os diplomatas também visitarão nos próximos dias propriedades em Campo Grande, Tereno, Dourados, Naviraí e Caarapó.
Missão
Em parceria com a Apex Brasil, o Programa de Intercâmbio AgroBrazil tem o objetivo de apresentar a realidade da produção agropecuária nacional para delegações estrangeiras e permitir um contato direto com os produtores rurais brasileiros. Nesta edição, a iniciativa tem o apoio da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Mato Grosso do Sul).
A programação de visita do AgroBrazil começou com uma visita a uma propriedade rural de criação de bovinos pantaneiros, no município de Aquidauana. Os diplomatas estiveram na Fazenda São José, de 2,2 mil hectares, localizada em uma área formada por vegetação típica do Pantanal, e que sempre teve como base a criação de gado. Em 1989, abriu as portas para o turismo rural e hoje, além da pecuária, conta com uma pousada chamada Aguapé.
O produtor rural André Luís Murano afirma que, atualmente, a fazenda tem 1,2 mil matrizes da raça Nelore em reprodução, com foco no sistema de cria da pecuária. Ele também informou que faz o uso de inseminação artificial de tempo fixo (IATF) e monta natural.
“Com a IATF conseguimos produzir bezerros de cruzamento industrial, utilizando sêmen da raça Angus em matrizes Nelore. Os manejos acontecem entre os meses de outubro e fevereiro, devido às condições climáticas da região e com taxa de prenhês de até 80%”, disse André.
Em relação à visita dos diplomatas, André achou interessante eles conhecerem a região, o modelo de produção e as dificuldades em produzir no bioma Pantanal. “Achei válido falar que a cheia, a seca e o ataque de onças e cobras aos nossos animais são gargalos que enfrentamos aqui”, destacou.
O clima quente e abafado de Mato Grosso do Sul não atrapalhou a programação. Para conhecer de perto os bovinos do Pantanal, os representantes de dez embaixadas embarcaram em um safári pela propriedade.
“Em primeiro lugar, o clima é muito quente, o calor é forte, mas fiquei muito contente com a experiência de hoje, foi algo novo. E para mim, foi bem interessante conhecer o bioma Pantanal do Brasil”, afirmou a segunda secretária da embaixada da Tailândia, Tipaporn Atrasando.
Integram a comitiva embaixadores da Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Indonésia, Reino Unido, Tailândia e Turquia.