Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

SIDROLÂNDIA- MS

Vencedora do prêmio Igualdade Racial da TV Globo é terena de Sidrolândia

Sol Terena, da comunidade indígena da Aldeia Tereré de Sidrolândia foi a vencedora do prestigioso Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 da TV Globo.

Redação

28 de Maio de 2023 - 23:23

Vencedora do prêmio Igualdade Racial da TV Globo é terena de Sidrolândia
Sol Terena, vence premiação. Foto: Divulgação


Sol Terena, da comunidade indígena da Aldeia Tereré de Sidrolândia foi a vencedora do prestigioso Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 da TV Globo. A premiação ocorreu no último dia 26 de maio, apresentado num programa especial neste domingo após o Fantástico. Sua notável atuação como defensora dos direitos indígenas e promotora da cultura ancestral lhe rendeu o merecido reconhecimento.

Sol, além de ser indígena, também é uma pessoa com deficiência (Pcd) e tem se destacado como idealizadora e administradora da Marca Grafismo Indígena. Seu principal objetivo é dar visibilidade à luta e à vivência dos povos originários, promovendo sua cultura e valorizando seus saberes tradicionais.

Vencedora do prêmio Igualdade Racial da TV Globo é terena de Sidrolândia
Sol Terena durante premiaçã. Foto: Divulgação

Através da Marca Grafismo Indígena, Sol busca resgatar e divulgar o rico patrimônio cultural indígena por meio de produtos e materiais que incorporam os grafismos e símbolos ancestrais. Além disso, ela também se dedica a levar a sua cultura e vivência às escolas, em conformidade com a lei 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena nas escolas brasileiras.

O "Prêmio Sim à Igualdade Racial" de 2023 é uma iniciativa que busca reconhecer e homenagear pessoas, empresas, instituições e iniciativas que trabalham incansavelmente pela aceleração da igualdade racial no Brasil.

A indicação de Sol Terena ao Prêmio Sim à Igualdade Racial 2023 é um reconhecimento de seu compromisso e dedicação em promover a igualdade racial e a valorização da cultura indígena. Sua participação na premiação fortalece ainda mais a luta pelos direitos dos povos originários e reafirma a importância de ampliar a visibilidade e o respeito às diversidades étnicas e culturais em nosso país.