SIDROLÂNDIA- MS
Voluntários planejam enviar domingo 60 toneladas em doações para desabrigados gaúchos
A expectativa é que até domingo dois caminhões partam da cidade carregados com 60 toneladas.
Redação/Região News
08 de Maio de 2024 - 07:33
Com apenas dois dias de mobilização, setores da população que se mobilizaram pelas redes sociais estão arrecadando doações para os desabrigados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, conseguiram arrecadar o suficiente em água, roupas, lençóis, cobertores, alimentos não perecíveis, kits de higiene pessoal e até ração para kits, para lotar uma carreta com capacidade para transportar 30 toneladas.
A expectativa é que até domingo dois caminhões partam da cidade carregados com 60 toneladas. Todo os itens estão sendo recebidos, separados e colocados em fardos por 30 voluntários se revezam no trabalho que está concentrado no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Sidrolândia.
A ideia de arrecadar doações para socorrer os desabrigados gaúchos surgiu no domingo durante o almoço anual da Comitiva dos Amigos, organização não governamental que apoia pacientes em tratamento de câncer.
Um dos presentes, caminhoneiro que tem parentes no Rio Grande do Sul, um deles bombeiro civil em Porto Alegre, se dispôs a fazer o transporte da carga e conseguiu a doação do óleo diesel necessário.
Um comerciante, que prefere se manter no anonimato, foi uma busca da documentação na Secretaria de Fazenda para garantir a passagem das doações nos postos fiscais de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, que estão no trajeto até o Rio Grande do Sul.
Até ontem já estavam preparados 300 fardos de água mineral e nesta quarta-feira desembarcará uma carga de 6 mil litros, doação de um empresário. "Estamos em contato direto com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, através do irmão do caminheiro que está trabalhando no resgaste de desabrigados.
Como ele faz essa rota com frequência, não terá dificuldades para escolher trajetos onde as enchentes não comprometeram a passagem", explica o empresário. As doações podem ser entregues ao longo do dia no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Abadia. Há vários pontos de coleta na cidade em igrejas, estabelecimentos comerciais.