Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Associação médica realiza simpósio de urgência e emergência em Dourados

A abertura acontece às 18h30 de amanhã, no Teatro Municipal de Dourados e na sequência, palestras e conferências por renomados nomes da urgência e emergência do País.

Diário MS

30 de Junho de 2010 - 08:59

A Associação Médica da Grande Dourados (AMGD) realiza, desta quinta-feira a sábado, o Simpósio Sul-Matogrossense de Urgência e Emergência e o Encontro das Ligas Médicas de Urgência e Emergência de Mato Grosso do Sul. A abertura acontece às 18h30 de amanhã, no Teatro Municipal de Dourados e na sequência, palestras e conferências por renomados nomes da urgência e emergência do País.
Segundo o presidente da AMGD, Antonio Pedro Lucas Bittencourt, o simpósio traz grandes nomes da urgência e emergência, como o cirurgião Roberto Saad Júnior, da Santa Casa de São Paulo e Samir Rasslan, da Universidade de São Paulo (USP), que já estiveram em Dourados em edições da Jornada Douradense de Urgência e Trauma, realizadas no final dos anos 90 e em 2004 e 2005.
Para o organizador das jornadas anteriores, o cirurgião vascular Luiz Antônio Bussuan, a iniciativa da Associação Médica é de grande importância para dar continuidade às discussões realizadas nos eventos passados, onde tanto Roberto Saad, quanto Samir Rasslan mostraram seus amplos conhecimentos nas áreas de urgência e trauma.
Após a abertura oficial, às 19h de amanhã, acontece a palestra sobre importância do atendimento pré-hospitalar na urgência e emergência, por Silmara Haroumi Nomoto; às 19h30, atendimento multidisciplinar, pelo fisioterapeuta Israel dos Santos, enfermeiro Marcos Araújo e psicóloga Bruna Paes de Barros.
Para às 20h10 desta quinta-feira, está programada a primeira conferência de Roberto Saad, com o tema ferimento da zona de trasição tóraco-abdominal e às 21h20, a segunda, com o tema trauma traqueobrônquico. Entre as palestras, Thaís Maria Monteiro Vendas aborda a importância do reconhecimento precoce do provável doador nas unidades de emergência.
Para sexta-feira, com abertura às 18h, estão programadas a oficialização e posse na Abramurgem, dos capítulos de Nova Andradina, Cam,pó Grande, Naviraí e Ponta Porã; a formação acadêmica em urgência e emergência, pelo acadêmico Mario Modaelli Filho e a palestra por Antônio Pedro, sobre proposta para medicina de urgência e emergência no MS.
Às 19h20, Antonio Carlos Lopes aborda a importância da urgência e emergência e às 20h Cid Carvalhaes aborda os aspectos legais e éticos na sala de urgência, seguindo-se mesa redonda, constituição da primeira ata da Abramurgem e mesa de debate.
Para sábado, a abertura está programada para às 7h da manhã, seguindo-se a abordagem de Jorge Luís Paranhos sobre a hora de ouro nos acidentes encefálicos; às 7h50, dor torácica na urgência e emergência, por Helio Penna Guimarães e, às 8h20, Samir Rasslan aborda truma, a doença do século.
Após intervalo, Helio Penna volta com parada cardiorrespiratória; Jorge Luís aborda a atenção especial ao TCE grave e Samir Rasslan encerra o simpósio com a abordagem atualizada do paciente politraumatizado.