Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Chefe da ONU pede mais negociações sobre programa nuclear do Irã

Brasil Online

28 de Junho de 2010 - 16:14

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu por mais negociações sobre o programa nuclear do Irã, afirmando que as novas sanções contra Teerã não devem fechar a porta a uma resolução diplomática do impasse nuclear com o Ocidente.

"Mesmo com a adoção da resolução do Conselho de Segurança com outras sanções, a porta permanece aberta para um acordo negociado," disse Ban a jornalistas.

Ban estava respondendo a uma questão sobre o anúncio do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, de que o Irã está pronto para retomar as conversas sobre seu programa nuclear, mas quer adiá-las por algumas semanas para punir o Ocidente pela imposição de novas sanções.

Ahmadinejad afirmou que o Irã está preparado para voltar a negociar apenas na segunda metade do festival muçulmano do Ramadã -no final de agosto. "É uma punição para ensinar-lhes a lição de como dialogar com as nações," afirmou ele.

Ban afirmou ter discutido o tema do Irã com as principais autoridades da União Europeia nos bastidores da cúpula de líderes do Grupo dos 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento, no Canadá. Ele pediu que o Irã, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha retomem as negociações.

"Eu continuarei a pedir que os líderes do mundo, as partes envolvidas continuem suas negociações para uma resolução mais cedo ou mais tarde desta questão," afirmou ele.