Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

DEM e PSDB fecham nesta quarta principais convenções em GO

Para a convenção de hoje, que será conjunta com alguns de seus partidos aliados, a organização promete um evento high tech, com transmissão ao vivo pela internet.

Terra

30 de Junho de 2010 - 09:28

O período de convenções partidárias em Goiás será fechado nesta quarta-feira (30) com a realização das convenções de dois grandes partidos, o PSDB e o DEM. A convenção do DEM, que será a partir das 14h, na Câmara Municipal de Goiânia, já foi qualificada como a mais importante, ou, pelo menos, a mais aguardada. É que o partido de Ronaldo Caiado permanece indefinido no processo.

O suspense aumentou após a indicação do senador Alvaro Dias na vice de José Serra, compondo uma chapa-pura tucana. O DEM, porém, pleiteava a vice, e Ronaldo Caiado e o senador Demóstenes Torres já declararam esta semana que o arranjo nacional - e suas polêmicas - podem respingar na realidade regional.

Em reunião na casa do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), na noite desta quarta-feira (30), os tucanos resolveram desistir de colocar Alvaro Dias (PSDB-PR) como vice de Serra. No entanto, o nome de outro candidato para ocupar a chapa ainda não foi divulgado.

Com isto, não está certo ainda que o DEM vá coligar em Goiás com o PSDB de Marconi, abrindo espaço para uma coligação com o candidato governista, Vanderlan Cardoso (PR). Iris Rezende (PMDB), por sua vez, já admitiu publicamente que a coligação de seu partido com os democratas é "muito difícil".

PSDB
O PSDB iniciou, por volta das 9h, no Ginásio Goiânia Arena, a festa de homologação do senador Marconi Perillo ao governo do Estado. O tucano tenta este ano voltar a ocupar o Palácio das Esmeraldas após quatro anos.

Para a convenção de hoje, que será conjunta com alguns de seus partidos aliados, a organização promete um evento high tech, com transmissão ao vivo pela internet. Porém, em atenção a alguns partidos amigos que não estão apoiando o candidato a presidente do partido José Serra (PSDB) - o presidente do PTB, Jovair Arantes, por exemplo, já declarou que apoiará Dilma Rousseff (PT)-, não haverá co-relação explícita do nome de Marconi e Serra no evento.

"A festa é de lançamento de Marconi, não de Serra que já teve seu próprio evento em Salvador. Mas certamente não serão impedidos de citar Serra aqueles que assim o quiserem", disse Leonardo Vilela, presidente do PSDB em Goiás.

Por enquanto, Marconi já reuniu na sua coligação nove partidos: PMN, PHS, PSL, PRTB, PT do B, PRB, PTC, PPS e PTB. Porém, Leonardo Vilela adianta que a chapa puxada pelo PSDB não deve ser fechada hoje, já que o quadro eleitoral depende, por exemplo, da definição do DEM, que também realizará a sua convenção nesta quarta.