Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 4 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Deputado do PT questiona não publicação de tabela do ICMS

Midiamax

15 de Setembro de 2010 - 13:08

“Essa falta de transparência, muito característica do atual governo, impõe aos municípios uma série de dificuldades, no que se refere ao planejamento de suas ações governamentais. É extremamente difícil, ou mesmo impossível, traçar as diretrizes e metas para o próximo ano, sem ter conhecimento desses />valores”, cita o parlamentar. />/>

Duarte suspeita que o atraso na publicação tem interesse eleitoreiro. Em sua avaliação, o governador André Puccinelli (PMDB) estaria avaliando o “comportamento” dos prefeitos na campanha eleitoral para somente depois repassar os índices.

Ontem, o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e prefeito de Terenos, Beto Pereira (PSDB), disse ao Midiamax que procurou o governo e não obteve qualquer resposta sobre a não publicação da tabela até agora. “Não sabemos se houve problema técnico ou que aconteceu. O governo simplesmente não responde”, reclama.

Hoje, ao cumprir agenda em Campo Grande, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), considerou "absurdo" que o governo estadual ainda não tenha publicado as tabelas. "Em ano eleitoral, seria mais ético, isento e correto publicar esses dados. Por que deixar para depois? Vai descontentar alguns prefeitos, agradar a outros?", questiona Ruiter.

De todo o ICMS arrecadado pelo governo do Estado, 25% é partilhado entre as prefeituras de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de que no ano que vem, o bolo mensal a ser rateado entre o 78 municípios seja de cerca de R$ 100 milhões.