Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 4 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Dourados não registrou nunhem caso de raiva animal este ano

Apesar disso, o trabalho de prevenção deve ser mantido

Dourados News

16 de Setembro de 2010 - 07:18

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados divulgou o relatório de suas atividades desenvolvidas até o dia 31 de agosto deste ano. Entre os dados que constam no documento está o de que, até o momento, não há nenhuma incidência de animais domésticos que tenham sido infectados pela raiva no município. Apesar disso, o trabalho de prevenção deve ser mantido.

Segundo o médico veterinário do CCZ, Eduardo Arteiro Marcondes, foram aplicadas 958 vacinas em cães e 83 em gatos. Além disso, foram realizadas 25 observações de cães agressores e 62 coletas de material biológico para realizar diagnósticos. Todos os resultados apontaram que nenhum dos animais analisados possuía a doença.

Por outro lado, em 2009, dois morcegos encontrados em Dourados tiveram resultados positivos no exame que diagnostica a raiva. Para manter a doença controlada, Dourados realiza no dia 25 deste mês a vacinação contra a raiva. Serão 59 postos de vacinação espalhados pela cidade.

“A prevenção humana é feita pela vacinação de gatos e cães, por isso a importância dos donos levarem seus animais para vacinar. A nossa meta é vacinar 35 mil animais em Dourados”, explica Eduardo Marcondes.

O veterinário esclarece também que mesmo com a baixa incidência, a preocupação com a raiva é grande devido à alta letalidade da doença. “A raiva não tem cura e nesse mês o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do ano de raiva humana transmitida por cão”, afirmou. O caso foi
confirmado no Ceará.

Quem quiser obter maiores informações sobre a doença pode entrar em contato com o CCZ através do telefone (67) 3411-7753.