Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 22 de Setembro de 2024

Sidrolandia

EUA indiciam suspeitos de serem "agentes secretos" da Rússia

Os dez foram presos no mês passado em três estados americanos. Eles escaparam da acusação de espionagem, mas podem pegar 25 anos.

G1

07 de Julho de 2010 - 14:52

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (7) a acusação formal contra os dez suspeitos de espionagem pró-Rússia, presos no mês passado em Nova York, Massachusetts e Virgínia.

Eles são acusados de serem "agentes secretos" da Rússia.

A procuradoria de Nova York, que centraliza os processos, não apresentou acusações de espionagem propriamente dita, crime que pode ser punido pela prisão perpétua.

Os dez foram acusados de trabalhar como "agentes secretos" para um governo estrangeiro e podem pegar até cinco anos de cadeia. Nove deles também foram indiciados por lavagem de dinheiro, por conta do pagamento que recebiam pelos serviços, e podem pegar mais 20 anos.

O anúncio ocorre no mesmo dia em que fontes não-oficiais de Moscou mencionam a possibilidade de troca dos suspeitos por espiões americanos atualmente presos na Rússia.

Um outro suspeito, Christopher Metsos, também processado nesta quarta-feira nos EUA, escapou da polícia no chipre na semana passada e continua foragido.

Foto retirada de rede social de Anna Chapman, uma das
acusadas de espionagem.Foto retirada de rede social de Anna Chapman, uma das supostas agentes secretas russas.