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Sidrolandia

FIA introduz asa traseira, proíbe duto de ar e retoma regra dos 107%

Redação de noticia

23 de Junho de 2010 - 13:52

O Conselho Mundial de Automobilismo anunciou que a partir da próxima temporada do Mundial de Fórmula 1 os carros terão uma asa traseira ajustável, ao invés da asa dianteira variável e do duto de ar inventado pela McLaren. Foi definido também que qualquer dispositivo só pode ser ativado para ajudar a ultrapassar.

Assim, a partir de 2011, nenhuma parte do chassi pode mover-se durante as duas primeiras voltas de uma corrida e, posteriormente, podem se mover somente quando um piloto estiver a menos de um segundo daquele que está à sua frente.

Em um comunicado, a FIA disse que "a partir de 2011 as partes ajustáveis do chassi podem ser ativadas pelo piloto desde que tenha completado duas voltas".

Além disso, o duto de ar utilizado pela McLaren e copiado pelas demais equipes desaparecerá, porque tal como foi aprovado pela FIA qualquer outro sistema que requer movimentos do piloto de alterar as características aerodinâmicas dos carros será proibida a partir de 2011.

O Conselho debateu ainda o regulamento sobre o safety car, e aprovou com efeito imediato que nenhum carro pode ultrapassar a não ser que tenha passado a linha do safety car por uma primeira vez e quando estiver no retorno dos boxes.

Se o safety car estiver na pista no início ou durante a última volta, voltará para os boxes no final da mesma e os carros passarão pela bandeira quadriculada como estavam posicionados, sem poder ultrapassar.

Estas alterações foram aprovadas após a ultrapassagem do alemão Michael Schumacher no Grande Prêmio de Mônaco, quando ultrapassou o espanhol Fernando Alonso na última volta enquanto o safety car estava na pista. A manobra valeu punição ao alemão.

Regra dos 107%

A temporada de 2011 terá ainda o retorno da regra dos 107%, válida para impedir que carros muito lentos participem de corridas. Assim, nenhum piloto com tempo superior a 7% da melhor volta no Q1 poderá disputar a etapa do Mundial no dia seguinte. Somente em circunstâncias excepcionais, tais como ter alcançado uma melhora significativa no tempo em uma das sessões práticas poderá ser autorizado a competir, se assim aprovarem os comissários.

A "regra dos 107%" foi introduzida pela primeira vez em 1996 para evitar a presença na pista dos carros muito lentos, mas desapareceu em 2002 com a introdução da sessão de qualificação para uma única volta. Agora, com a presença de três novas equipes e a possibilidade de uma quarta no próximo ano, a FIA recuperou a regra.

O Conselho Mundial aprovou ainda uma nova regra, que, com efeito imediato, também afeta os carros mais lentos. Será estabelecido um tempo máximo em que os carros devem estar, mesmo na volta de desaceleração após uma tentativa de volta rápida. Este tempo máximo será determinado pelo diretor de prova em cada Grande Prêmio antes do início do primeiro dia de treinos, mas pode ser alterado durante o fim de semana se necessário.