Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Grécia bate Nigéria e vence pela primeira vez em Copa do Mundo

De virada, gregos fizeram 2 a 1 e assumiram a segunda colocação do Grupo B

Correio do povo

17 de Junho de 2010 - 13:16

A seleção da Grécia fez seu primeiro gol em Copa do Mundo nesta quinta-feira contra a Nigéria. E também o segundo. Uche abriu o placar em cobrança de falta, aos 15 minutos do primeiro tempo. O time grego conseguiu empatar aos 43, com Salpingidis, que bateu forte e ainda contou com desvio do zagueiro. Mas os gregos fizeram mais um na segunda parte do jogo, aos 25 minutos, Torosidis chutou forte e a bola escapou das mãos do goleiro e sacudiu a rede. A partida, que ocorreu pelo Grupo B, terminou em 2 a 1, marcando a primeira vitória da Grécia em um mundial.


Os gregos somam três pontos na chave, empatados com a Coreia do Sul. A seleção africana não tem nenhum, enquanto a Argentina está disparada na ponta com seis.

Depois de tanto atacar sem precisão, a Nigéria chegou ao gol em um lance de sorte. Kalu Uche cobrou falta da intermediária, a defesa não afastou e a bola entrou direto para o gol. Foi o primeiro gol da seleção africana neste Mundial.

Quando tinha tudo para ampliar ainda mais a vantagem, o time se deixou levar pela ansiedade de liquidar a partida. Tanto que até se perdeu em pontapés, sempre tão desnecessários. Kaita recebeu o cartão vermelho do árbitro Oscar Ruiz, da Colômbia.

Era o impulso que faltava para a Grécia começar a atacar. Sentiu que poderia empatar a partida e criou suas oportunidades. Dez minutos depois da expulsão, Salpingidis mandou um chute certeiro para decretar o 1 a 1 e colocar seu nome na história do futebol do seu país. Os gregos ainda não haviam marcado em mundiais.

Mas foram os nigerianos que começaram a etapa complementar dispostos a mudar os rumos do jogo. Já na saída de bola Haruna tentou fazer o gol que Pelé não fez. A bola passou perto. A partir daí foi um festival de gols perdidos e boas defesas de um inspirado Tzorvas.

E um dos mais surrados ditados do futebol novamente se fez presente: "Quem não faz, toma". Tziolis solta o pé de fora da área, o goleiro Enyeama falha pela primeira vez na Copa e a bola sobra para Torosidis marcar de bico.

A partir daí, bastou aos gregos se fechar na defesa e controlar os ânimos. Mas a histórica primeira vitória em Copa estava garantida.

Copa do Mundo - Grupo B


GRÉCIA 2
Tzorvas; Kyrgiakos, Vyntra, Papadopoulos e Torosidis; Sokratis (Samaras), Tziolis, Katsouranis e Karagounis; Salpingidis e Gekas (Ninis). Técnico: Otto Rehhagel.

NIGÉRIA 1
Enyeama; Odiah, Yobo, Shittu e Taiwo (Echiejile, depois Afolabi); Kaita, Etuhu, Haruna e Uche; Yakubu e Odemwingie (Obasi). Técnico: Larg Lagerback.

Gols: Uche (N), 15/1º; Salpingidis (G), 44/1º. Torosidis (G), 26/2º. Cartões amarelos: Sokratis (G). Expulsão: Kaita (N).
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia), auxiliado por Abraham Gonzalez (Colômbia) e Humberto Clavijo (Colômbia).
Estádio: Free State (em Bloemfontein).