Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Jogos do Brasil durante a semana têm menor impacto sobre consumo de carnes

A informação é do diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo, Ramiro Casa Nova.

Agencia Brasil

28 de Junho de 2010 - 16:13

O comércio se beneficia dos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo ainda que a economia se ressinta do dia de trabalho perdido, mesmo que parcialmente. No dia 20, quando o Brasil jogou contra a Costa do Marfim, num domingo, o consumo de carnes cresceu 50% sobre a média comercializada normalmente aos domingos. A informação é do diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo, Ramiro Casa Nova.

Ele, no entanto, estima que essa alta não se repetira no jogo de hoje (28), quando o Brasil joga com o Chile. De acordo com Casa Nova, quando os jogos ocorrem durante a semana, o consumo é menor. Isso porque muitos torcedores assistem esses jogos no próprio trabalho e aqueles que ganham folga no horário da partida não têm tempo de organizar uma confraternização, movida a churrasco, por exemplo.

Segundo o presidente do sindicato, Manoel Henrique Faria Ramos, o consumo per capita (por pessoa) anual de carnes tem-se mantido em torno de 37 quilos, apesar de o país ter ampliado a população, o rebanho e as exportações. “Acredito que essa média deva ser mantida.”

Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), referente à terceira semana de junho, mostrou que os preços das carnes bovinas caíram, em média, 0,34% e a peça mais apreciada para os churrascos, a picanha, teve queda ainda mais expressiva (0,42%). As carnes suínas ficaram, em média, 0,39% mais baratas e as aves, 1,63%.