Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

LabSenai vai medir as emissões de carbono da Festa da Cana em Sonora

O acordo foi assinado pelo diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, e pelo diretor-presidente da Usina Sonora, Francisco Giobbi

Daniel Pedra/Região News

30 de Junho de 2010 - 13:25

LabSenai vai medir as emissões de carbono da Festa da Cana em Sonora
LabSenai vai medir as emiss - Assessoria

O LabSenai Meio Ambiente vai medir as emissões de gás carbono (CO²) durante a edição 2010 da Festa da Cana, que será realizada de 3 a/> 5 de setembro no Parque de Eventos da Usina Sonora, em Sonora, para que sejam neutralizadas posteriormente com o plantio de árvores nativas da região. O acordo para que o evento seja Carbono Zero foi assinado ontem à noite (29/06) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande/>, pelo diretor-regional do Senai, Jaime Verruck, e pelo diretor-presidente da Usina Sonora, Francisco Giobbi. 

Segundo Francisco Giobbi, a Usina Sonora e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizam anualmente a Festa da Cana e neste ano há a oportunidade de inovar a celebração, transformando o evento em Carbono Zero./> “É importante iniciarmos na região a mentalidade de preocupação com o meio ambiente. Todo empresário precisa ter essa conscientização ambiental com relação à emissão de CO². Por isso, consideramos interessante dar esse pontapé com a Festa da Cana para causar um impacto de conscientização ambiental em toda a população de Sonora”, declarou. 

Jaime Verruck explica que pelo acordo a equipe do LabSenai Meio Ambiente vai elaborar uma estimativa de emissões de gases de efeito estufa na Festa da Cana, visando a neutralização. “Para elaborar a estimativa, a nossa equipe vai avaliar as fontes móveis, como os transportes terrestre e aéreo de passageiros, de carga e de resíduos, as fontes estacionárias, como geradores e outras fontes que porventura sejam identificadas”, detalhou, completando que a compensação das emissões de CO² será de responsabilidade da Usina Sonora que escolherá a área em que será realizado o plantio de mudas, a definição das espécies de mudas e a aquisição e plantio das mudas. 

Para que seja feitaa estimativa de emissões de CO² na Festa da Cana, o LabSenai Meio Ambiente também necessitará de público previsto, estimativa de expositores, convidados, artistas por local de origem, deslocamento de produtos que serão utilizados durante o evento, estimativa de deslocamentos realizados em função da montagem dos locais do evento, estimativa do consumo de energia elétrica durante a realização do evento, quantidade de material de divulgação e estimativa do número de refeições e lanches por dia. 

De acordo com o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai, Jesner Escandolhero, os cálculos de emissões de CO² serão feitos conforme procedimentos internacionalmente aceitos, como GHC Protocol, e os fatores de emissões serão identificados junto ao Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima).