Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Ministro da Pesca lança obras e plano em Dourados e Itaporã amanhã

Gregolin começa a agenda em Mato Grosso do Sul reunindo-se com prefeitos da região, na Prefeitura de Dourados, às 8h de amanhã

Com assessoria da Prefeitura de Dourados

17 de Junho de 2010 - 10:08

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, cumpre agenda em três cidades de Mato Grosso do Sul amanhã. Ele vai a Dourados, Itaporã e a Dois Irmãos do Buriti, Gegolim vai anuncia criação de entrepostos de pescado e participa de reunião com pescadores e piscicultores, quando deve anunciar mais investimentos para o setor.

A visita do ministro está inserida na programação da campanha estadual “Mês do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental”, coordenada pela Federação dos Pescadores Profissionais e Artesanais de Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Superintendência do Ministério da Pesca e Aqüicultura, colônias, associações de pescadores e organizações não-governamentais.

Gregolin começa a agenda em Mato Grosso do Sul reunindo-se com prefeitos da região, na Prefeitura de Dourados, às 8h de amanhã. Às 9h30 lança a obra do entreposto de pescado da cidade, 10h anuncia o Plano de Fortalecimento da Cadeia do Pescado na Grande Dourados, evento que acontecerá na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); às 12h já estará em Itaporã, para a reunião com os pescadores e às 15h, já em Dois Irmãos do Buriti, lança o entreposto de pescado daquele município.

O mês de junho é emblemático para a pesca. No dia 5 é comemorado o Dia do Meio Ambiente, e no dia 29, dedicado no calendário religioso a São Pedro, é comemorado o Dia do Pescador.

Itaporã se destaca no Estado pelos grandes empreendimentos no setor de piscicultura, atividade que mudou o perfil econômico do município. Ali estão sediados quatro grandes empresas do ramo: Mar & Terra, Itapeixe, Só Peixe e Piscicultura Santo Antonio. O frigorífico da Mar & Terra trabalha abaixo da capacidade, e quase metade da produção é exportada.

DOURADOS

O frigorífico de peixe de Dourados, projeto custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em parceria com a prefeitura, está com as obras em fase inicial numa área de aproximadamente 3,5 hectares, localizada na BR-163, próximo ao trevo com acesso a Fátima do Sul. O término da obra está previsto para oito meses. A estrutura vai possibilitar a realização de todo o processamento do peixe que sairá do frigorífico pronto para a comercialização.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Mauricio Peralta, com o frigorífico, que terá capacidade de processar cinco toneladas por dia, a produção de pescado na região da Grande Dourados poderá ser ampliada. “A obra significa a inclusão de Dourados na cadeia produtiva de pescado no Brasil”, afirmou.
Atualmente com uma produção de pouco menos de mil toneladas por ano, Dourados atende somente a demanda local e ainda assim em datas específicas, como a Semana Santa ou Natal.

Inicialmente, o frigorífico deve gerar algo em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. A expectativa é que a atividade venha representar um incremento da economia local e consequentemente a possibilidade de novos mercados, como pretende o projeto do governo federal para o setor em Dourados.

O prefeito Ari Artuzi destaca que a construção do frigorífico vai trazer uma série de investimentos e vantagens ao setor, uma delas é a exportação do pescado. Na opinião dele, a região de Dourados tem todas as condições favoráveis para produzir peixe de qualidade e conquistar o mercado de vários países.

“A prefeitura é parceira dos produtores. Sabemos das necessidades que eles têm e por isso fizemos de tudo para construir o frigorífico próprio. Nós fomos a Brasília, procuramos a bancada federal e com o apoio de todos conseguimos fazer esta obra virar realidade”, declarou o prefeito.