Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Setembro de 2024

Sidrolandia

MS terá quase 3 mil promotores de polícia comunitária

Redação de noticia

17 de Junho de 2010 - 15:49

Partindo da filosofia de segurança pública como dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, Mato Grosso do Sul finaliza o primeiro semestre deste ano com aproximadamente três mil promotores de Polícia Comunitária formados desde 2007. As duas próximas turmas participam da formação na próxima semana – entre 21 e 25 de junho, quando acontece a capacitação da nona turma em Novo Horizonte do Sul e a décima em Campo Grande. Na Capital o curso será no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap).

Segundo o coordenador Estadual de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Santana Carneiro, somente em 2010 serão 500 novos profissionais formados no Curso Nacional de Promotores de Polícia Comunitária em Mato Grosso do Sul. “Sem dúvida é um dos maiores projetos de capacitação que a segurança pública já desenvolveu neste Estado”, comenta o coordenador. O curso é voltado para profissionais da segurança pública e integra o cronograma de atividades da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Em Mato Grosso do Sul conta com a parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O tenente-coronel Santana afirma que a iniciativa apresenta resultados bastante positivos para a população do Estado, principalmente porque aproxima polícia e comunidade proporcionando melhorias na gestão da segurança pública. “Um dos pontos positivos é a formação de conselhos comunitários, formados por grupos de moradores da mesma região preocupados com o bem-estar de sua comunidade”, explica. O coordenador ressalta que até 2007 eram apenas oito conselhos comunitários instituídos em todo o Estado. “Hoje são 25 só no interior e 16 em Campo Grande”, enumera.

“Assim a comunidade aprende medidas positivas de prevenção para combater o crescimento da criminalidade. O curso de promotor fortalece tudo isso, oportuniza a troca de experiências entre a população e a polícia, fala de direitos humanos, mediação de conflitos, valorização da vida e tudo é aplicado em medidas práticas. Todo o sucesso do policiamento comunitário é resultado do que se investe em capacitação”, diz.

Entre os resultados práticos de atuação da polícia comunitária está o estabelecimento das bases comunitárias. Em Campo Grande já foram instaladas bases nos bairros Nova Lima, Coophasul, Aero Rancho e em breve o bairro Los Angeles deve ganhar uma nova base. No interior do Estado, Corumbá também já recebeu uma base comunitária para a atuação conjunta entre polícia e lideranças da comunidade. “Com este conceito de união é possível colher mais resultados”, completa o coordenador estadual.