Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

Pecuaristas lançam carne de novilho precoce como

Redação de noticia

17 de Junho de 2010 - 12:53

Destaque pela produção de carne de qualidade, a pecuária de corte sul-mato-grossense caminha a passos largos e lança nesta quinta-feira (17), em São Paulo, a primeira “carne de grife” do Estado: o Selecion Novilho Precoce MS. Produzida por pecuaristas da Novilho Precoce MS, o produto é resultado de uma aliança mercadológica com o grupo frances Carrefour. O lançamento acontece às 15h, durante a 16ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte).  
 
A parceria com o grupo varejista iniciou no ano de 2.000 e conseguiu unir três importantes elos da cadeia produtiva: o pecuarista, o frigorífico e o varejo. Com um volume de abate que já soma exatos 336.208 mil bovinos abatidos ao longo de dez anos – comercializados com o selo de Garantia de Origem (G.O), certificado de origem implantado pelo Carrefour em 1.999 – a parceria foi ampliada para uma nova linha e produtos que dentro do segmento da “marca própria” (Produtos Carrefour) passa a ser comercializado como Selecion Novilho Precoce MS.
 
“O lançamento de uma marca vem ao encontro do que sempre almejamos. É o reconhecimento da qualidade do produto que diariamente produzimos em nossas fazendas. É muito gratificante, e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade para nós da Associação, a garantia de uma carne saudável e saborosa para os consumidores que a cada dia só aumenta suas exigências quanto aos alimentos que adquire”, pondera o pecuarista e presidente da Novilho Precoce MS, Nedson Rodrigues, que explica: “com exceção da região sul, seremos responsáveis por toda a produção de novilho precoce comercializado pelo Selecion no Brasil”.

Gerente nacional de produtos com Garantia de Origem do Carrefour, para Daniel Pereira Alexandre o lançamento da marca própria da carne é mérito a ser compartilhado entre o Grupo e os pecuaristas da Novilho Precoce MS. “Poder garantir aos nossos consumidores um produto de qualidade é nossa missão. Agora, quando esse produto é fruto de uma parceria de tão longa data e agrega a credibilidade do Carrefour, G.O e Novilho Precoce MS, é uma satisfação que só mesmo uma marca pode resumir”, ressalta Daniel. 
 
Até o final desse mês o Selecion Novilho Precoce MS estará a disposição do consumir nas lojas do Carrefour dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e na Capital Federal. Porém, em caráter de teste, desde o dia 14 de maio uma primeira escala já se encontra disponível nas gôndolas do Carrefour Interlagos (SP).
 
Novilho Precoce MS

A criação de gado para o abate precoce iniciou em Mato Grosso do Sul através de um programa estadual criado em 1992. Foi então que os pecuaristas que já produziam um “produto diferenciado” se organizaram e criaram em 1998 a Novilho Precoce MS.

Avante, visando atender a crescente demanda por carne bovina de “qualidade” comprovada e com “identificação de origem” nos mercados nacional e internacional, a Novilho Precoce MS proporciona aos seus atuais 210 associados condições diferenciadas para a negociação de seus animais, mediante o estabelecimento de “alianças mercadológicas”, como é o caso do Grupo Carrefour, com o qual possui uma parceria comercial que já se estende por dez anos. 
 
“É gratificante verificar que elos se organizaram. O programa também propiciou a mudança do comportamento tecnológico da bovinocultura de corte ajustando-a as exigências dos mercados mais exigentes quanto ao bem estar animal e viabilidade econômica, ambiental e social”, detalha o médico veterinário da Secretaria de Produção do Estado Marivaldo Miranda (Seprotur), integrante do grupo técnico que idealizou e executa até hoje o programa em nível estadual.
 
O amadurecimento profissional e o avanço da produtividade dos associados a Novilho Precoce MS possibilitaram após 11 anos de trabalho a formalização de uma nova parceria, dessa vez com o Grupo Bertin – hoje JBS. Desde julho de 2009 vigora um contrato para “compra e venda” de bovinos para o abate anual de 65 mil animais. Para aferir a qualidade da carne produzida, através da parceria foi realizado no mês de maio um abate técnico para exportação que reuniu 1.491 machos precoces e faturou R$ 2,1 milhões em dois dias de abates.

Outra recente e importante parceria foi firmada no início do ano com Centro Nacional em Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC S.A), estatal vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia que validou em propriedades associadas o funcionamento do primeiro semicondutor com tecnologia e produção brasileira para o agronegócio, o “Chip do Boi”.
 
Focado em produzir “qualidade”, a Novilho Precoce MS lançou no mês passado um amplo projeto de suporte técnico aos associados: o Serviço de Assessoria Técnica (SAT). O programa abrange um pacote de serviços a serem executados por instituições parceiras e profissionais qualificados em todo o processo produtivo abrangendo nutrição animal, manejo geral, pastagens, gestão da propriedade e sanidade animal, por exemplo.
 
Por fim, associado ao SAT a Novilho Precoce MS também caminha para implantar protocolos de certificação da propriedade, iniciando pelas Boas Práticas Agropecuárias (BPA – Bovinos de Corte), programa idealizado pela Embrapa Gado de Corte. “Tomamos como um dos objetivos da Associação não apenas olhar para o mercado, mas também valorizar o produtor da porteira para dentro. Liderar ações para ajudar o pecuarista a aumentar a sua eficiência e produzir com mais qualidade é o nosso objetivo diário”, finaliza Nedson Rodrigues Pereira.

Só nos primeiros cinco meses desse ano a Associação abateu 39.308 bovinos dos quais 13.229 na parceria com o Carrefour. Ano passado o volume total abatido somou 79.001 animais, sendo destes 47.152 destinados a aliança mercadológica com o grupo varejista. Nos anos anteriores os abates na parceria somaram 39.425 animais (2008), 48.373 animais (2007), 47.754 (2006).