Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 7 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Saiba como proceder se não conseguir votar nas próximas eleições

Neste domingo, quem estiver fora do município onde vota, vai ter que se justificar com a Justiça Eleitoral.

Ms Record

01 de Outubro de 2010 - 19:54

O mesmo vale para as pessoas que estão na cidade onde moram, mas estão internadas em unidades de saúde e existem regras.

Exemplo de cidadania. Gente que não é obrigada a votar por causa da idade, mas faz questão de ir às urnas.

Dona Laurentina faz parte de um grupo de 80 mil eleitores que nas últimas eleições para presidente fez questão de votar em Mato Grosso do Sul, mesmo tendo mais de 70 anos. A cuiabana, que mora em Campo Grande há muitos anos - quer continuar indo às urnas, enquanto tiver saúde e segundo ela - boas opções de candidatos.

“Eu gosto de votar, e quero fazer a pessoa feliz e a felicidade para o nosso Brasil e o nosso Campo Grande”, afirma Laurentina.

O voto da aposentada é tão secreto, quanto a data em ela nasceu.

“A minha idade é secreta porque eu n me sinto velha ou idosa, eu sou jovem e faço tudo que muitas meninas não fazem o que eu faço”, disse Laurentina.

Enquanto pessoas como dona Laurentina vão as urnas neste três de outubro por opção, outras que ainda estão dentro da faixa etária obrigada a votar podem estar impedidas, é o caso dos eleitores hospitalizados. Lorisvaldo Nascimento, em tratamento para o diabetes - ainda tem esperança de conseguir alta até domingo.

“Ai eu tenho que ficar calmo e aceitar, porque eu quero e pretendo votar”, disse o vendedor Lorisvaldo.

Pessoas internadas em qualquer unidade de saúde, podem apresentar a justificativa até 60 dias após a eleição, sem risco de multa, desde que apresentem atestado médico.

Quem estiver viajando durante o horário de votação também pode se justificar em até dois meses, desde que apresente as passagens, já os eleitores que estiverem em outro país tem 30a dias - a contar da chegada ao Brasil para apresentar o passaporte.