Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 21 de Setembro de 2024

Sidrolandia

UFGD recepciona estudantes do Texas

Assessoria de Comunicação Social da UFGD

16 de Junho de 2010 - 16:56

UFGD recepciona estudantes do Texas
UFGD recepciona estudantes do Texas - Divulga

Mestre em Produção Agrícola pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2004, na época Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Wilmara Hardes é professora da Tarleton State University, de Stephenville, Texas (EUA), e trouxe 14 alunos e a professora Sandy Graham dessa universidade para conhecer a UFGD.

A razão para esse intercâmbio está na iniciativa da professora Wilmara em apresentar a indústria de gado e a produção agrícola e de etanol de Mato Grosso do Sul, para que conheçam a agroindústria e pecuária com a diversidade e os modos de produção local. Ela conta que os laços com a faculdade também colaboraram para decisão de trazer os alunos para Dourados.

Wilmara Hardes é brasileira e fez doutorado nos Estados Unidos na The Pennsylvania State University em 2007, na Pennsylvania, sendo que logo após começou as atividades de docência na Tailetan State University.

O chefe do ESAI da UFGD (Escritório de Assuntos Internacionais), Marcos Antônio da Silva, destacou a importância do intercâmbio acadêmico e de experiências e que ações como essa visita dos alunos americanos fazem parte das ações de internacionalização da UFGD. O professor ainda explicou que a universidade é nova e tem muito a crescer nesse sentido.

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) da UFGD, Edgard Jardim Rosa Junior, disse à professora Wilmara Hardes que a faculdade está de portas abertas e à disposição das necessidades dos visitantes no que for possível e lembrou que ela “está em casa”.

O diretor comentou a mudança no cenário mundial em referência a influência que os EUA exerciam sobre os países, inclusive sobre o Brasil, seja na política quanto na agricultura, e que isso está mais equilibrado atualmente.

Durante a conversa afirmou também que Mato Grosso do Sul está muito diferente do que era há 30 anos, quando os setores produtivos não estavam tão fortalecidos, e caracterizou a região hoje como pólo de desenvolvimento agrícola. “Os avanços também acontecerão com a cana-de-açúcar. A produção começou há três anos e nos próximos 10 deve ultrapassar a produção do Estado de São Paulo, liderando o setor”.

O vice-diretor da FCA, Rodrigo Garófallo Garcia, está coordenando a visita juntamente com a professora Wilmara e recepcionou os acadêmicos do Texas no início da manhã, desejando boas vindas e apresentado a UFGD e a Faculdade de Ciências Agrárias.

Os acadêmicos do Texas também foram recebidos pelo diretor da Fazenda Experimental, João Dimas Graciano que detalhou algumas características da Fazenda e agradeceu a visita dos americanos, dizendo que o intercâmbio é importante tanto para os alunos do Texas quanto para os de Dourados.

A programação de segunda-feira (14) contou com apresentações dos cursos de Agronomia e Zootecnia, sendo que Leonardo Willian de Freitas falou do curso de Zootecnia, Alice Watte Schwingel do Pet Zootecnia (Programa de Educação Tutorial), Thiago Monana do curso de Agronomia e Islaine Fonseca do Pet Agronomia. Ainda foram apresentados os professores do curso e a agenda prosseguiu com visita aos laboratórios durante a manhã e à Fazenda Experimental à tarde.

A comitiva da Tarleton State University, até semana que vem, também conhecerá outros municípios do Estado, como Bonito, por exemplo, e em Dourados  terão atividades turísticas, visitas a diversos lugares relacionados à área, como assentamentos rurais, além de instituições sociais como a Toca de Assis e o Lar de Crianças Santa Rita.