Economia
Banco do Brasil inaugura primeira das 18 agências prometidas para MS até 2012
A boa notícia foi comemorada esta semana durante passagem do FCO Itinerante na região sul fronteira do Estado
Notícias MS
29 de Julho de 2011 - 14:25
O Município de Iguatemi recebeu nesta sexta-feira (29) a primeira das 18 agências do Banco do Brasil a serem inauguradas no Estado até o fim do próximo ano. A boa notícia foi comemorada esta semana durante passagem do FCO Itinerante na região sul fronteira do Estado, onde aconteceram os encontros regionais nos municípios de Iguatemi (27) e Japorã (28). As reuniões mobilizaram mais de duas dezenas de pessoas, entre empresários e produtores rurais, com palestras esclarecedoras para o correto acesso às linhas de financiamento do Fundo.
Foi um marco para nosso município, resumiu o prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde, acrescendo que o desenvolvimento depende da iniciativa privada. Dinheiro é para fazer dinheiro, basta fazer um bom projeto. Estamos aqui para buscar parceiros, fazer bons projetos e trazer investimentos para o município. A presença de cada um neste evento fará a diferença, agradeceu ele ao término da reunião.
Para o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado (Seprotur), Paulo Engel, que conduziu a palestra Políticas públicas para o setor produtivo e as prioridades para o FCO, o Fundo é um grande patrocinador do desenvolvimento. As linhas de crédito servem como alicerce para a iniciativa privada trabalhar. Não vamos ensinar como resolver problemas burocráticos, montar projetos. Viemos aqui para estimular novos empreendimentos. Estes recursos certamente alavancam a economia local e trazem o desenvolvimento do Estado, ressaltou Engel, destacando a presença maciça das instituições bancárias nos encontros em Iguatemi e Japorã, onde estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente e Bradesco.
A representante do Ministério da Integração Nacional, Silvia Cristina Avena, conduziu a palestra A política e diretrizes do FCO, e explicou que o Fundo foi criado, principalmente, para que os pequenos possam se desenvolver. Fico feliz em ver tamanho interesse das pessoas, a casa está cheia. Mostra que vocês querem crescer e desenvolver, afinal, desenvolvimento também se faz com financiamento, agradeceu ela a presença de todos.
Em Japorã, o agricultor familiar Romalino Roque chamou a atenção de todos ao enfatizar em seu depoimento que o negócio é sonhar. Ele foi convidado a apresentar sua história no "Caso de Sucesso". Na época da crise [o município sofreu fortes impactos econômicos e sanitários em decorrência da febre aftosa em 2005] eu cheguei a dormir sentado várias vezes para participar das reuniões. Naquela época eu perdi todo meu rebanho, minhas vacas de leite. Mas o sonho era continuar Japorã, porque se fossemos embora naquele momento o município ia acabar. Felizmente, conseguimos começar tudo de novo, contou ele que retomando as atividades com um pequeno rebanho de leite já sonha em comprar um trator.
O Banco entende que é um momento decisivo para o município, pois temos o papel de agente de desenvolvimento, discursou a gerente de negócio da Superintendência do Banco do Brasil, Giljane Dourado, referindo-se à inauguração da Agencia Iguatemi, ao anteceder a sua palestra sobre Operacionalização do FCO em Mato Grosso do Sul.
Numeros
As contratações do FCO nos últimos três anos em Iguatemi chegam a R$ 6 milhões entre as 27 operações realizadas entre os anos de 2008/2010. Já no município de Japorã 14 operações foram realizadas no mesmo período, somando R$ 1,6 milhão.
Os encontros regionais do FCO Itinerante na Região Sul Fronteira contaram com o apoio dos prefeitos municipais e presidentes das Câmaras Municipais de Vereadores de Iguatemi e Japorã, e suas lideranças municipais. Também estiveram presentes nas reuniões os representantes do BRDE em Mato Grosso do Sul, Hélio de Paula e Silva; do Bradesco, Jeferson Marcos Martins; do Sicredi, Ronaldo Espíndola; do Banco da Gente, Juarez; do Sebrae Regional Sul, Luiz Roberto Guerra e demais parceiros.
A iniciativa é uma parceria do governo estadual - através da Seprotur, Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) - com o Ministério da Integração Nacional, Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente, Sebrae/MS, e conta com o apoio das Federações da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Indústria (Fiems), do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (Faems), dos Trabalhadores (Fetagri/MS), prefeituras municipais e demais instituições ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.
Os próximos encontros regionais do FCO itinerante acontecem nos dias 29 e 30 de agosto nos municípios de Camapuã e Figueirão, respectivamente. Mais informações pelo telefone (67) 3318-5027/5029.