Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 14 de Novembro de 2024

Economia

Banco do Brasil inaugura primeira das 18 agências prometidas para MS até 2012

A boa notícia foi comemorada esta semana durante passagem do FCO Itinerante na região sul fronteira do Estado

Notícias MS

29 de Julho de 2011 - 14:25

O Município de Iguatemi recebeu nesta sexta-feira (29) a primeira das 18 agências do Banco do Brasil a serem inauguradas no Estado até o fim do próximo ano. A boa notícia foi comemorada esta semana durante passagem do FCO Itinerante na região sul fronteira do Estado, onde aconteceram os encontros regionais nos municípios de Iguatemi (27) e Japorã (28). As reuniões mobilizaram mais de duas dezenas de pessoas, entre empresários e produtores rurais, com palestras esclarecedoras para o correto acesso às linhas de financiamento do Fundo.

“Foi um marco para nosso município”, resumiu o prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde, acrescendo que o desenvolvimento depende da iniciativa privada. “Dinheiro é para fazer dinheiro, basta fazer um bom projeto. Estamos aqui para buscar parceiros, fazer bons projetos e trazer investimentos para o município. A presença de cada um neste evento fará a diferença”, agradeceu ele ao término da reunião.  

Para o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Estado (Seprotur), Paulo Engel, que conduziu a palestra “Políticas públicas para o setor produtivo e as prioridades para o FCO”, o Fundo é um grande patrocinador do desenvolvimento. “As linhas de crédito servem como alicerce para a iniciativa privada trabalhar. Não vamos ensinar como resolver problemas burocráticos, montar projetos. Viemos aqui para estimular novos empreendimentos. Estes recursos certamente alavancam a economia local e trazem o desenvolvimento do Estado”, ressaltou Engel, destacando a presença maciça das instituições bancárias nos encontros em Iguatemi e Japorã, onde estiveram presentes representantes do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente e Bradesco.  

A representante do Ministério da Integração Nacional, Silvia Cristina Avena, conduziu a palestra “A política e diretrizes do FCO”, e explicou que o Fundo foi criado, principalmente, para que os pequenos possam se desenvolver. “Fico feliz em ver tamanho interesse das pessoas, a casa está cheia. Mostra que vocês querem crescer e desenvolver, afinal, desenvolvimento também se faz com financiamento”, agradeceu ela a presença de todos.

Em Japorã, o agricultor familiar Romalino Roque chamou a atenção de todos ao enfatizar em seu depoimento que “o negócio é sonhar”. Ele foi convidado a apresentar sua história no "Caso de Sucesso". “Na época da crise [o município sofreu fortes impactos econômicos e sanitários em decorrência da febre aftosa em 2005] eu cheguei a dormir sentado várias vezes para participar das reuniões. Naquela época eu perdi todo meu rebanho, minhas vacas de leite. Mas o sonho era continuar Japorã, porque se fossemos embora naquele momento o município ia acabar. Felizmente, conseguimos começar tudo de novo”, contou ele que retomando as atividades com um pequeno rebanho de leite já sonha em comprar um trator.

“O Banco entende que é um momento decisivo para o município, pois temos o papel de agente de desenvolvimento”, discursou a gerente de negócio da Superintendência do Banco do Brasil, Giljane Dourado, referindo-se à inauguração da Agencia Iguatemi, ao anteceder a sua palestra sobre “Operacionalização do FCO em Mato Grosso do Sul”.    

Numeros

As contratações do FCO nos últimos três anos em Iguatemi chegam a R$ 6 milhões entre as 27 operações realizadas entre os anos de 2008/2010. Já no município de Japorã 14 operações foram realizadas no mesmo período, somando R$ 1,6 milhão.

Os encontros regionais do FCO Itinerante na Região Sul Fronteira contaram com o apoio dos prefeitos municipais e presidentes das Câmaras Municipais de Vereadores de Iguatemi e Japorã, e suas lideranças municipais. Também estiveram presentes nas reuniões os representantes do BRDE em Mato Grosso do Sul, Hélio de Paula e Silva; do Bradesco, Jeferson Marcos Martins; do Sicredi, Ronaldo Espíndola; do Banco da Gente, Juarez; do Sebrae Regional Sul, Luiz Roberto Guerra e demais parceiros.          

A iniciativa é uma parceria do governo estadual - através da Seprotur, Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) - com o Ministério da Integração Nacional, Superintendência Estadual do Banco do Brasil, Sicredi, BRDE, Banco da Gente, Sebrae/MS, e conta com o apoio das Federações da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), da Indústria (Fiems), do Comércio (Fecomércio), das Associações Empresariais (Faems), dos Trabalhadores (Fetagri/MS), prefeituras municipais e demais instituições ligadas ao setor produtivo de Mato Grosso do Sul.

Os próximos encontros regionais do FCO itinerante acontecem nos dias 29 e 30 de agosto nos municípios de Camapuã e Figueirão, respectivamente. Mais informações pelo telefone (67) 3318-5027/5029.