Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 10 de Novembro de 2024

Economia

Safra de girassol aumentou mais de 6% em relação a 2011

Segundo a companhia, estado deve colher 7 mil toneladas de sementes. "É uma excelente opção de safrinha", afirma produtor rural.

G1

28 de Maio de 2012 - 08:31

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou dados dizendo a área plantada de girassol em Mato Grosso do Sul na safra deste ano aumentou mais de 6% em relação ao ano passado. A produtividade também aumentou, quase 14% por hectare. Segundo a companhia, em 2012 o estado deve colher cerca de sete mil toneladas de sementes da planta.

“É uma excelente opção de safrinha, para fechamento de área por ser uma planta extremamente resistente a seca e tolerante ao frio também”, afirma o produtor Alceu Carpenedo.

Ainda segundo a Conab, no centro-oeste, Mato Grosso do Sul é o estado que menos produz a flor. Neste ano a área plantada chega a quase cinco mil hectares. O grande problema do estado seria a estocagem, pois o girassol chega aos armazéns na mesma época que o milho, não existindo mais espaço para a semente da flor.

 “O girassol não despertou em Mato Grosso do Sul ainda, um interesse expressivo por parte dos produtores rurais. Havendo esse interesse, o Ministério da Agricultura vai sedimentar todas as condições necessárias para que o produtor plante o girassol colha esse girassol e tenha a comercialização segura”, explicou o superintendente federal de agricultura no estado, Orlando Baez.

As terras do estado são as melhores do país para a plantação de girassol. Uma planta que deixa tudo que recebe na terra, que ajuda no plantio de outra cultura, que tem preço no mercado dentro e fora da região, e que quando floresce nos oferece uma beleza incomparável.