Esporte
Dourados sedia encontro da agricultura familiar em dezembro
Haverá ainda uma mostra da produção da agricultura familiar e economia solidária do Território da Cidadania da Grande Dourados.
Cojuntura Online
11 de Novembro de 2013 - 15:25
A Prefeitura de Dourados já definiu a programação do 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária. O evento, reunindo produtores de 12 municípios para conhecer novas tecnologias para o campo, acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, na Embrapa Agropecuária Oeste, na BR-163, saída para Caarapó, das 7h30 às 17h.
O evento estava programado para o final de novembro no Parque Antenor Martins, mas mudou de data e foi transferido para a Embrapa para que o pequeno produtor tenha a oportunidade de conhecer uma das melhores empresas públicas de pesquisa do Brasil.
É inédito a Embrapa abrir as portas para sediar um evento destinado ao pequeno produtor como este que estamos organizando, afirma o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária Landmark Ferreira Rios.
A abertura será feita pelo prefeito Murilo no dia 5, uma quinta-feira, às 8h45. Já está confirmada a presença da secretária de Produção do Estado Maria Tereza Cristina Corrêa da Costa, do superintendente do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) em Mato Grosso do Sul Luiz David Figueiró e do delegado federal do Desenvolvimento Agrário no MS João Batista dos Santos, o João Grandão.
PROGRAMAÇÃO
Nos dois dias o evento tem palestras, oficinas e cursos sobre tendências de mercado, estratégias de comercialização, práticas de manejo, certificação de produtos, recuperação de área degradada, planejamento de produção e gestão de propriedade rural, linhas de crédito para a agricultura familiar, reprodução de animais, habitação rural e um panorama sobre a nova economia.
Também nos dois dias, no primeiro à tarde e no segundo de manhã, acontece o Giro Tecnológico, quando os pequenos produtores conhecerão na prática os experimentos da Embrapa. Eles conhecerão os sistemas de integração lavoura-pecuária, cultivo conservacionista de mandioca, adubação verde, recuperação de solos, sistema agroflorestal e alternativas de alimentação para bovinos de leite.
No dia 6, sexta-feira, às 14h, está prevista a presença do senador Delcídio Amaral, que falará sobre a reestruturação de cadeias produtivas da agricultura familiar voltado para a comercialização institucional.
Haverá ainda uma mostra da produção da agricultura familiar e economia solidária do Território da Cidadania da Grande Dourados. Tendas montadas logo na entrada do evento abrigarão exemplos da produção regional de qualidade.
De acordo com o secretário Landmark Ferreira Rios, o foco do evento é a sustentabilidade. Vamos trabalhar desde a produção até a comercialização, incluindo a assistência técnica. A feira dará atenção especial à produção orgânica.
O 1º Encontro da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados é mais um grande evento da administração do prefeito Murilo para disseminar tecnologia e promover oportunidades de negócios e desenvolvimento de Dourados e região.
A realização é da Prefeitura, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae e Agroform, com apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo.