Esporte
Felipão evita falar de "pedreira" nas oitavas: "Temos que pensar na 1ª fase"
Técnico desconversa sobre chances de o Brasil enfrentar Espanha ou Holanda no primeiro jogo do mata-mata e pede foco contra Croácia, México e Camarões
Globo Esporte.com
06 de Dezembro de 2013 - 16:00
O técnico Luiz Felipe Scolari se mostrou satisfeito com o grupo do Brasil na primeira fase da Copa, que conta com Croácia, México e Camarões. No entanto, evitou falar sobre um possível confronto da Seleção com Espanha ou Holanda já nas oitavas de final.
- Acho que temos que pensar na primeira fase. Porque se pensarmos numa segunda, numa terceira, deixamos de lado oponentes da primeira fase, que são importantes. A Croácia tem um futebol importante, bem jogado. Camarões tem proezas em Copas. O México é sempre um adversário muito difícil. Nos preocupamos com esse grupo e depois vamos ver o que acontece - avaliou o treinador.
Felipão também disse ter gostado do confronto de estreia do Brasil, diante da Croácia - mesmo adversário que o Brasil enfrentou na primeira rodada da Copa de 2006, na Alemanha. Para ele, o fato de enfrentar um país europeu pode beneficiar a Seleção.
- É sempre melhor estrear contra uma seleção europeia. Eles precisam de um tempo de adaptação no Brasil. Uma série de coisas que precisam implementar quando chegam. Acho que vamos adquirindo melhores condições a medida que vamos jogando. Esse primeiro jogo é equilibrado para os dois, mas moramos aqui, trabalhamos aqui e para nós é melhor.
Depois de enfrentar a Croácia na abertura da Copa, dia 12 de junho, na Arena Corinthians, em São Paulo, o Brasil enfrenta o México, 17, em Fortaleza, e termina a fase de grupos contra Camarões em Brasília, no dia 23.
Preocupação com o México
Apesar de ter tido dificuldades para garantir a classificação para o Mundial de 2014 - a vaga foi alcançada apenas na repescagem -, a seleção do México é a que mais preocupa Felipão.
- Acho que pela tradição. É sempre muito difícil para nós batermos o México, mas também para eles é difícil ganhar do Brasil. Já é um clássico disputado há muito tempo e que sempre se encontra mais dificuldades do que contra outras equipes. Mas caiu na chave, vamos ver o que fazer.
O treinador, porém, fez questão de relembrar o confronto recente entre as duas seleções na Copa das Confederações deste ano (2 a 0 para o Brasil). A partida também foi disputada em Fortaleza, no Castelão, e foi o segundo jogo do Brasil na fase de grupo, assim como será no Mundial de 2014.
- Pelos resultados que já tiveram contra o Brasil, entram confiantes (os mexicanos). Mas tivemos um bom resultado na Copa das Confederações e isso vale para incentivar nossos jogadores para vencermos.
Dicas para os amigos de Portugal
Após o sorteio, Felipão também revelou que já passou algumas dicas para o amigo Paulo Bento, técnico da seleção de Portugal.
- Falei com o Paulo um pouquinho, sobre alguns detalhes de onde poderão ficar e onde vão jogar, para que possam estudar o melhor local.
O técnico também afirmou que dará o mesmo tipo de apoio colegas de outras seleções.
- No hotel vou conversar novamente com o Paulo e no que puder vamos ajudar os amigos de outras seleções.